A Nu Holdings é uma empresa brasileira de capital aberto, fundada em 2013 na cidade de São Paulo, que atua como holding do maior banco digital do mundo, o Nubank.
A principal característica dos serviços prestados pelo Nubank é a sua isenção de diversas taxas, tanto administrativas quanto anuidades que outros bancos comumente cobram.
Os principais produtos oferecidos pela empresa, por sua vez, são:
- Cartão de crédito e débito sem anuidade;
- Conta corrente, a NuConta, que rende igual a taxa Selic;
- Programa de pontos sem expiração;
- A possibilidade de fazer aplicações por meio da NuInvest;
- Empréstimos pessoais e seguros.
Atualmente a companhia conta com quase 40 milhões de clientes. 35 milhões são brasileiros e o restante é advindo da participação da empresa no mercado internacional.
O principal diferencial do Nubank é que, por ser um banco digital, ele não possui agências e todos os serviços são oferecidos e podem ser controlados por um aplicativo de celular.
Todavia, para dar conta dessa operação grandiosa são empregadas por volta de quase 4 mil colaboradores diretos e indiretos.
A empresa também conta com escritórios de engenharia em Berlim, na Alemanha, Buenos Aires, Argentina e na cidade do México, no México.
História
A história da Nu Holdings iniciou em 2013 com a fundação do Nubank Brasil, sua principal subsidiária e o carro chefe da companhia, na cidade de São Paulo.
Os fundadores da empresa são o colombiano David Velez, a brasileira Cristina Junqueira e o norte americano Edward Wible, que iniciaram como uma simples startup de crédito.
No começo tudo que a empresa oferecia era um cartão de crédito. A diferença é que este cartão é internacional e não tem cobrança de anuidade.
A primeira transação feita neste cartão, por sua vez, aconteceu no dia 1 de Abril de 2014. Inicialmente a única bandeira disponível era o Mastercard.
Após alguns anos de captação de clientes, em 2017 a empresa lançou o seu segundo produto, um programa de fidelidade com pontos que não expiram.
Ainda neste mesmo ano houve o lançamento da NuConta, um dos seus principais produtos, chamando a atenção na época por não apenas render, mas também não cobrar taxas.
O ano de 2018 foi um dos mais importantes para a história da empresa, quando seu valor de mercado passou a ser de 1 bilhão de dólares, tornando-se uma empresa unicórnio.
Ainda nesse mesmo ano a empresa começou a oferecer pagamentos por débito e, bem no início de 2019 passou a testar a possibilidade de oferecer empréstimos.
No ano de 2019 a Nubank começou o seu processo de internacionalização começando a atuar também no México. No ano seguinte iniciaria suas operações na Colômbia.
Entre 2020 e 2021 a Nubank fez aquisição de três empresas, a corretora Easynvest, que foi transformada na NuInvest, e as empresas de tecnologia Plataformatec e Cognitect.
Então, no final de 2021, a Nu Holdings fez o seu IPO na NYSE (Bolsa de Valores Nova York), após ser avaliada em mais de 45 bilhões de dólares, como o maior banco digital do planeta.