“Vou disputar a reeleição”: Tarcísio desiste da corrida presidencial em 2026

A declaração foi feita durante coletiva em Araçatuba (SP) e reforça a posição de continuidade na gestão paulista.

Author
Publicado em 18/09/2025 às 16:12h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 18/09/2025 às 16:12h Atualizado 1 minuto atrás por Matheus Silva
“Eu pretendo concorrer à reeleição”, disse Tarcísio (Imagem: Shutterstock)
“Eu pretendo concorrer à reeleição”, disse Tarcísio (Imagem: Shutterstock)

🚨 O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (17) que não pretende disputar a Presidência da República em 2026, mas sim concorrer à reeleição no comando do estado mais rico do país.

A declaração foi feita durante coletiva em Araçatuba (SP) e reforça a posição de continuidade na gestão paulista.

“Eu pretendo concorrer à reeleição”, disse Tarcísio, ao ser questionado sobre seu futuro político.

Embora já tivesse sinalizado em outras ocasiões que seu objetivo era permanecer em São Paulo, essa foi a primeira vez que o governador descartou de forma direta a disputa presidencial após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou pena de 27 anos e 3 meses de prisão ao ex-mandatário pela participação em tentativa de golpe de Estado, decisão que se soma à sua inelegibilidade já declarada pelo TSE até 2030.

➡️ Leia mais: Banco do Brasil (BBAS3) assume o ‘trono’ da B3: Petrobras e Vale perdem espaço

Pesquisas e sucessão no bolsonarismo

Tarcísio era até então o nome mais cotado dentro do campo bolsonarista para herdar a vaga presidencial, caso Bolsonaro permanecesse fora da disputa.

Levantamento AtlasIntel/Bloomberg, divulgado nesta quarta-feira, mostra que 46,3% dos eleitores de Bolsonaro gostariam que Tarcísio fosse o candidato à Presidência em 2026.

Na mesma pesquisa, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece em segundo lugar, com 25% das intenções entre o eleitorado bolsonarista, seguido pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 21,5%.

Com a confirmação de que tentará permanecer no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio sinaliza que sua prioridade será consolidar sua gestão em São Paulo, especialmente em áreas como infraestrutura, segurança e atração de investimentos privados.

📊 A decisão também reforça o desafio do campo bolsonarista em encontrar um nome competitivo para encabeçar a disputa nacional de 2026.