Trump prorroga acordo com México por 90 dias
As tarifas de 30% contra o México iam entrar em vigor nesta sexta-feira (1º).

Nesta quinta-feira (31), a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que conseguiu suspender a entrada em vigor de novas tarifas durante uma ligação com o presidente dos EUA, Donald Trump. Ela informou ainda que foi estabelecido um prazo de 90 dias para negociações comerciais. As tarifas de 30% contra o México iam entrar em vigor nesta sexta-feira (1º).
🗣️ “Tivemos uma conversa muito boa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Evitamos o aumento de tarifas anunciado para amanhã e conseguimos 90 dias para construir um acordo de longo prazo com base no diálogo", afirmou Sheinbaum.
Ela disse ainda: "Estavam comigo Juan Ramón de la Fuente, secretário de Relações Exteriores; Marcelo Ebrard, secretário da Economia; e Roberto Velasco, subsecretário para a América do Norte.” Sheinbaum declarou, em entrevista após o anúncio, que a suspensão das tarifas protege o USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) e mantém a isenção das tarifas de 25%.
Leia também: Trump assina decreto que impõe tarifa de 50% ao Brasil
Qual foi a justificativa utilizada para taxar o México
A tarifa de 30% foi anunciada no início deste mês, além do México, a União Europeia também foi notificada por Trump. No caso do México, o presidente dos EUA afirmou que as tarifas visam “lidar com a crise nacional do fentanil”.
💬 "Os Estados Unidos impôs tarifas ao México para lidar com a crise do fentanil da nossa nação, que é causada, em parte, pela falha do México em deter os cartéis, que são compostos pelas pessoas mais desprezíveis que já caminharam sobre a Terra, de despejar essas drogas em nosso país", diz o republicano em sua carta.
Com quais países Trump já fez acordo
Alguns países e blocos econômicos se anteciparam ao tarifaço dos Estados Unidos e fecharam acordos comerciais antes da medida entrar em vigor. São eles:
- Indonésia;
- Japão;
- China;
- Filipinas;
- Vietnã;
- Reino Unido;
- União Europeia.

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano