Trump promete novas tarifas na próxima semana e Brasil pode ser afetado
O presidente americano vai anunciar tarifas recíprocas, iguais às que os outros países aplicam sobre os produtos americanos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu elevar as tarifas de importação sobre os produtos de diversos países na próxima semana.
💵 Havia uma expectativa de que Trump anunciasse "tarifas recíprocas" ainda nesta sexta-feira (7). Ou seja, tarifas iguais àquelas que os demais países impõem aos produtos americanos. Contudo, ele disse a jornalistas que vai tratar do assunto na próxima semana.
"Anunciarei, na semana que vem, que haverá comércio recíproco, para que sejamos tratados igualmente com outros países. Não queremos nem mais, nem menos", afirmou Trump.
Questionado sobre quais países serão alvo das tarifas Trump disse que "isso afeta todo mundo". A medida pode, então, afetar o Brasil. Trump já classificou o Brasil como um dos países que "taxam demais".
"A China é um grande criador de tarifas. Índia, Brasil, tantos, tantos países. Então, não vamos deixar isso acontecer mais, porque vamos colocar a América em primeiro lugar", afirmou Trump em 27 de janeiro, dizendo que esses países "querem mal" aos Estados Unidos.
Logo após ser eleito, em novembro, Trump já havia dito que "o Brasil cobra muito" e que os Estados Unidos tratariam países como esse de forma recíproca. "Se eles querem nos cobrar, tudo bem, mas vamos cobrar a mesma coisa", avisou.
Leia também: Como a guerra comercial pode afetar as empresas brasileiras?
Lula prometeu retaliação
Diante das ameaças de Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já disse que também vai adotar uma postura de reciprocidade e, por isso, deve retaliar quaisquer aumentos tarifários.
🗣️ "Para nós, o que seria importante seria os EUA baixar a taxação e nós reduzirmos a taxação, mas se ele ou qualquer país aumentar a taxação do Brasil, usaremos a reciprocidade e vamos taxar eles também", disse Lula na quarta-feira (5).
Segundo o Itaú BBA, um aumento das tarifas americanas atingiria principalmente os setores brasileiros de siderurgia, combustíveis e aviação.
"Outros itens, como alimentos (carnes, café, etc), também poderiam ser impactados, mas provavelmente em um segundo momento, dado o potencial impacto na inflação ao consumidor americano e menos alternativas para a substituição", acrescentou o Itaú, em relatório publicado nesta semana.
As tarifas recíprocas são uma promessa de campanha de Trump e também têm sido apontadas pelo republicano como uma forma de financiar cortes de impostos.
Tarifas já valem para a China
📈 Além disso, Trump já anunciou tarifas de 25% sobre os produtos importados do Canadá e do México, além de tarifas de 10% para a China.
A taxação dos produtos canadenses e mexicanos foi adiada em um mês, depois que os países concordaram em reforçar a segurança nas fronteiras com os Estados Unidos para combater o tráfico de drogas.
Já as tarifas contra a China entraram em vigor na terça-feira (4) e levaram o governo chinês a retaliar os Estados Unidos. A China impôs tarifas de até 15% sobre os produtos americanos e queixou-se da medida americana na OMC (Organização Mundial de Comércio).

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA

Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista

Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros