Trump promete 'consequências severas' caso Putin não aceite cessar-fogo

Zelensky disse a Trump que Putin "está blefando" sobre um eventual cessar-fogo.

Author
Publicado em 13/08/2025 às 15:42h - Atualizado 10 horas atrás Publicado em 13/08/2025 às 15:42h Atualizado 10 horas atrás por Elanny Vlaxio
A fala foi feito nesta quarta-feira (13) (Imagem: Shutterstock)
A fala foi feito nesta quarta-feira (13) (Imagem: Shutterstock)

🗣️ Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ameaçou impor "consequências severas" à Rússia caso Vladimir Putin não aceite um cessar-fogo na reunião bilateral prevista para sexta-feira (15). Questionado sobre possíveis retaliações caso a guerra na Ucrânia não seja interrompida após o encontro no Alasca, Trump disse: "sim, haverá consequências severas, mas não direi quais". 

Trump fez a declaração após participar, nesta quarta, de uma videoconferência com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Durante o encontro, eles trataram do que o presidente dos EUA fará com Putin e das negociações para pôr fim à guerra. Zelensky disse a Trump que Putin "está blefando" sobre um eventual cessar-fogo. 

Leia também: Com críticas ao Fed, Trump já tem quatro cotados para substituir Powell

💬 "Putin está tentando pressionar a frente ucraniana em uma tentativa de mostrar que a Rússia é capaz de ocupar toda a Ucrânia. Esperamos que o tema central da reunião seja um cessar-fogo imediato. Devem ser estabelecidas sanções e reforçá-las se a Rússia não aceitar um cessar-fogo", declarou.

Trump também declarou que existe uma grande chance de realização de uma segunda reunião após o encontro com Putin no Alasca. O presidente afirmou que Zelensky participaria desse segundo encontro. "Se for tudo certo na primeira reunião [com Putin], teremos uma segunda entre Putin e Zelensky. Mas pode não haver uma segunda reunião, se eu não gostar do resultado", disse.