Trump pede renúncia de diretora do BC dos EUA

O pedido de Trump se baseou na solicitação do chefe da Agência Federal de Financiamento Habitacional por suposta fraude.

Author
Publicado em 20/08/2025 às 12:31h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 20/08/2025 às 12:31h Atualizado 1 minuto atrás por Elanny Vlaxio
Semanas atrás Trump pediu a demissão da chefe do Departamento do Trabalho (Imagem: Shutterstock)
Semanas atrás Trump pediu a demissão da chefe do Departamento do Trabalho (Imagem: Shutterstock)

🗣️ Nesta quarta-feira (20), o presidente Donald Trump pediu que Lisa Cook, diretora do Fed (Federal Reserve), o BC (Banco Central) dos Estados Unidos, deixe o cargo. O pedido de Trump se baseou na solicitação do chefe da Agência Federal de Financiamento Habitacional para que o Departamento de Justiça investigue Cook por alegada fraude em operações hipotecárias.

A fala chega semanas após Trump pedir a demissão imediata da chefe do Departamento do Trabalho, Erika McEntarfer, após a divulgação do relatório de empregos, o payroll. os da economia americana. Segundo ele, as revisões negativas nos dados reforçam suspeitas de manipulação política, uma vez que McEntarfer foi nomeada para o cargo pelo presidente democrata Joe Biden (Partido Democrata).

"Fui informado que os “Números de Emprego” do nosso país estão sendo produzidos por uma nomeada de Biden, a Dra. Erika McEntarfer, comissária de estatísticas trabalhistas, que falsificou os números de empregos antes da eleição para tentar aumentar as chances de vitória de Kamala Harris", disse.

Leia também: Putin e Trump cara a cara: O que está em jogo (e como sobra até para o Brasil)?

💬 Ele ainda continuou: "Eu dei ordens à minha equipe para demitir imediatamente essa nomeada política de Biden. Ela será substituída por alguém muito mais competente e qualificado. Números importantes como esses devem ser justos e precisos, não podem ser manipulados para fins políticos."

Na mesma publicação, o presidente dos EUA voltou a mirar em Jerome Powell, cobrando novamente seu afastamento da presidência do Federal Reserve, após a última reunião do Fed. Os juros permanecem na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano.

"A economia está bombinando sob o governo Trump, apesar de um Federal Reserve que também joga com os números, desta vez com as taxas de juros (...) Jerome 'Atrasado' Powell também deveria ser aposentado", finalizou Trump.