Trump e Putin concordam em negociar cessar-fogo na Ucrânia

A informação foi publicada por Trump em suas redes sociais.

Author
Publicado em 13/02/2025 às 10:09h - Atualizado Agora Publicado em 13/02/2025 às 10:09h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
A declaração foi feita na última quarta-feira (12) (Imagem: Shutterstock)
A declaração foi feita na última quarta-feira (12) (Imagem: Shutterstock)

🗣️ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse que ele e Vladimir Putin, presidente da Rússia, concordaram em iniciar negociações para intermediar um cessar-fogo na Ucrânia. A informação foi publicada por Trump em suas redes sociais. 

“Como ambos concordamos, queremos impedir que milhões de mortes ocorram na Guerra com a Rússia/Ucrânia”, escreveu Trump no Truth Social. “O presidente Putin até usou meu lema de campanha muito forte, 'BOM SENSO'. Nós dois acreditamos muito nisso. Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, incluindo visitar as Nações um do outro.”

Leia também: Cuba registra maior apagão em anos, com 57% do país sem luz

Segundo Trump, a Rússia "tomou muitas terras, lutou por elas e perdeu muitos soldados". Ele afirmou ainda que não estava muito preocupado com quais territórios seriam entregues. “Estou aqui apenas para tentar obter paz”, ele disse. “Não me importo muito com nada além de querer impedir que milhões de pessoas sejam mortas.”

💬 Após o anúncio da ligação, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também disse ter tido uma conversa por telefone com Trump sobre "oportunidade para obter a paz", Segundo Trump, "A conversa correu muito bem. Ele, como o Presidente Putin, quer fazer PAZ."

O porta-voz do presidente russo confirmou a conversa e disse que Putin convidou Trump para ir a Moscou discutir o fim da guerra. "O presidente russo convidou o presidente dos EUA para visitar Moscou e expressou sua prontidão em receber autoridades americanas na Rússia nas áreas de interesse mútuo, incluindo, é claro, o tópico de um acordo em relação à Ucrânia", disse.