Trump demite diretora do Fed
A motivação para a demissão partiu de uma suposta fraude hipotecária.

🚨 Na última segunda-feira (25), o presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu a diretora do Fed (Federal Reserve), Lisa Cook. O anúncio foi feito pelo republicano em sua plataforma, a Truth Social.
No entanto, nesta terça-feira (26), Cook disse que continuará atuando em suas funções. “Não vou renunciar”, disse ela. “Continuarei a desempenhar minhas funções para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”, completou.
Cook ocupa um dos sete assentos no Conselho de Diretores, que, juntamente com cinco dos 12 presidentes regionais do Fed, integra o Comitê Federal de Mercado Aberto. Doutora em Economia, Cook atuava como professora de economia e relações internacionais na Universidade Estadual de Michigan antes de assumir a função.
O que disse Trump e o que diz Cook
Na última quarta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos que Lisa Cook deixasse o cargo de diretora do Fed. O pedido de Trump se baseou na solicitação do chefe da Agência Federal de Financiamento Habitacional para que o Departamento de Justiça investigue Cook por alegada fraude em operações hipotecárias.
⚠️ "No mínimo, a conduta em questão demonstra o tipo de negligência grave em transações financeiras que questiona sua competência e confiabilidade como reguladora financeira", afirmou o presidente. Em resposta ao anúncio de sua demissão feito pelo presidente norte-americano, Cook publicou um comunicado à imprensa.
Leia também: Trump pede renúncia de diretora do BC dos EUA
"O presidente Trump alegou me demitir ‘por justa causa’ quando nenhuma causa existe segundo a lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, escreveu em nota nesta terça-feira (26). Conforme a Reuters, o advogado da dirigente, Abbe David Lowell, afirmou que as exigências de Trump carecem de processo adequado, fundamento ou autoridade legal.
Além disso, a fala chega semanas após Trump pedir a demissão da chefe do Departamento do Trabalho, Erika McEntarfer, após a divulgação do relatório de empregos, o payroll, dos Estados Unidos. Segundo ele, as revisões negativas nos dados reforçam suspeitas de manipulação política, uma vez que McEntarfer foi nomeada para o cargo pelo presidente Joe Biden (Partido Democrata).
⚡ "Fui informado que os “Números de Emprego” do nosso país estão sendo produzidos por uma nomeada de Biden, a Dra. Erika McEntarfer, comissária de estatísticas trabalhistas, que falsificou os números de empregos antes da eleição para tentar aumentar as chances de vitória de Kamala Harris", disse.

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados