Trump demite diretora do Fed

A motivação para a demissão partiu de uma suposta fraude hipotecária.

Author
Publicado em 26/08/2025 às 08:16h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 26/08/2025 às 08:16h Atualizado 1 minuto atrás por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito na última segunda-feira (25) (Imagem: Shutterstock)
O anúncio foi feito na última segunda-feira (25) (Imagem: Shutterstock)

🚨 Na última segunda-feira (25), o presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu a diretora do Fed (Federal Reserve), Lisa Cook. O anúncio foi feito pelo republicano em sua plataforma, a Truth Social.

No entanto, nesta terça-feira (26), Cook disse que continuará atuando em suas funções. “Não vou renunciar”, disse ela. “Continuarei a desempenhar minhas funções para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”, completou.

Cook ocupa um dos sete assentos no Conselho de Diretores, que, juntamente com cinco dos 12 presidentes regionais do Fed, integra o Comitê Federal de Mercado Aberto. Doutora em Economia, Cook atuava como professora de economia e relações internacionais na Universidade Estadual de Michigan antes de assumir a função.

O que disse Trump e o que diz Cook

Na última quarta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos que Lisa Cook deixasse o cargo de diretora do Fed. O pedido de Trump se baseou na solicitação do chefe da Agência Federal de Financiamento Habitacional para que o Departamento de Justiça investigue Cook por alegada fraude em operações hipotecárias.

⚠️ "No mínimo, a conduta em questão demonstra o tipo de negligência grave em transações financeiras que questiona sua competência e confiabilidade como reguladora financeira", afirmou o presidente. Em resposta ao anúncio de sua demissão feito pelo presidente norte-americano, Cook publicou um comunicado à imprensa.

Leia também: Trump pede renúncia de diretora do BC dos EUA

"O presidente Trump alegou me demitir ‘por justa causa’ quando nenhuma causa existe segundo a lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, escreveu em nota nesta terça-feira (26). Conforme a Reuters, o advogado da dirigente, Abbe David Lowell, afirmou que as exigências de Trump carecem de processo adequado, fundamento ou autoridade legal.

Além disso, a fala chega semanas após Trump pedir a demissão da chefe do Departamento do Trabalho, Erika McEntarfer, após a divulgação do relatório de empregos, o payroll, dos Estados Unidos. Segundo ele, as revisões negativas nos dados reforçam suspeitas de manipulação política, uma vez que McEntarfer foi nomeada para o cargo pelo presidente Joe Biden (Partido Democrata).

⚡ "Fui informado que os “Números de Emprego” do nosso país estão sendo produzidos por uma nomeada de Biden, a Dra. Erika McEntarfer, comissária de estatísticas trabalhistas, que falsificou os números de empregos antes da eleição para tentar aumentar as chances de vitória de Kamala Harris", disse.