Tesouro Direto ganha dicionário em libras para promover inclusão no mercado financeiro

Site do programa também ganhou funcionalidade que traduz termos das finanças

Author
Publicado em 24/04/2025 às 15:58h - Atualizado Agora Publicado em 24/04/2025 às 15:58h Atualizado Agora por Wesley Santana
Libras é a linguagem de sinais oficial do Brasil (Imagem: Shutterstock)
Libras é a linguagem de sinais oficial do Brasil (Imagem: Shutterstock)

Na data em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nesta quinta-feira (24), o Tesouro Direto anuncia o lançamento de um dicionário em libras para pessoas surdas. A ideia é usar a ferramenta para incluir este grupo no mercado financeiro.

☝ O primeiro dicionário deste modelo foi apelidado de TD Impacta, criado em parceria com a B3 e a startups Hand Talk. A expectativa é impactar até 12 mil pessoas todos os meses.

O TD Impacta apresenta aos leitores mais de 120 sinais, entre gestos e movimentos com as mãos, que representam termos básicos do cotidiano dos investimentos. Selic, Tesouro Direto e renda fixa estão entre os principais conceitos apresentados nesta versão.

O dicionário foi disponibilizado pela internet, onde o usuário pode ajustar a velocidade do gestor da maneira que queira. Dois tradutores virtuais ajudam no entendimento das expressões, que ainda não conta com uma explicação conceitual.

O sistema foi criado por uma equipe multidisciplinar, formada por linguistas surdos ou ouvintes. A validação das traduções passou pelo crivo tanto da B3 quanto do Tesouro Direto.

🤑 Leia mais: Fim da renda fixa pagando 14% ao ano? Tesouro Direto baixa taxas após suspensão

"Com essa base, nossa equipe formada por especialistas, surdos e ouvintes, pesquisou por referências reconhecidas e consolidadas em Libras e para alimentar nosso sistema e construir um conteúdo de qualidade", destacou Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, em entrevista ao Valor.

O site do Tesouro Direto ainda recebeu uma plugin que traduz automaticamente os textos e descrições de imagens para Libras. Além disso, o sistema deve contribuir para aprimorar os sistemas de inteligência artificial do setor financeiro, o que vai permitir maior inclusão do público surdo neste assunto que está no cotidiano de todos os brasileiros.

"Cada vez que uma pessoa clica para traduzir um conteúdo em Libras no site usando nosso plugin, isso conta como uma requisição. Então, nossa meta é atingir pelo menos 50 mil traduções mensais de conteúdos financeiros, para que mais pessoas participem ativamente do mercado financeiro, com mais autonomia e segurança na hora de tomar decisões”, completa Tenório.

Para usar o serviço, os usuários devem baixar o aplicativo da Hand Talk no smartphone, disponível para Android e iPhone. Depois de fazer o cadastro, basta buscar pelo TD Impacta e usar as funcionalidades.

Para quem preferir usar no computador, o material inclusivo também está disponível no canal da startup no YouTube. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), cerca de 36% das pessoas surdas entendem Libras no Brasil.