Tebet anuncia revisão em órgão para inclusão de gênero em obtenção de créditos

A declaração foi feita durante assembleia do BID, em que a ministra afirmou revisão significativa de regulamentos do Cofiex

Author
Publicado em 08/03/2024 às 20:38h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 08/03/2024 às 20:38h Atualizado 1 mês atrás por Jennifer Neves
Foto - Shutterstock
Foto - Shutterstock

👩🏾 A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou, nesta sexta-feira (8), que a Cofiex (Comissão de Financiamentos Externo), órgão vinculado à Pasta, está passando por uma revisão significativa de regulamentos.

A intenção da Ministra é reforçar a inclusão da perspectiva de gênero nas solicitações de crédito por parte de entidades subnacionais e nacionais.

Tebet fez esses comentários durante a Assembleia Anual dos Governadores do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), realizada na República Dominicana.

Conforme previsto, durante o mesmo evento, ela assinou um memorando de entendimento com o banco, estabelecendo uma cooperação para promover o desenvolvimento de lideranças femininas no setor público, bem como para implementar ações contra violências baseadas em gênero.

Além disso, o Ministério do Planejamento anunciou a negociação de um Acordo de Cooperação Técnica com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). Segundo o acordo, o CAF se comprometeu a disponibilizar uma contribuição não reembolsável de R$ 1,2 milhão..

"Esses recursos serão direcionados para fortalecer as capacidades dos governos subnacionais liderados por mulheres, visando integrar a perspectiva de gênero em programas e projetos, especialmente aqueles apoiados por financiamento internacional", afirmou o ministério em comunicado.