Tarcísio assume papel de mediador em conflitos e elogia Moraes

O governador de SP disse que o ministro do STF é "inteligente, corajoso e obstinado".

Author
Publicado em 29/04/2024 às 23:51h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 29/04/2024 às 23:51h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Foto - Agência Brasil
Foto - Agência Brasil

🗣️ O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), potencial candidato da direita para as eleições presidenciais de 2026, tem desempenhado um papel de mediador em conflitos entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o STF (Supremo Tribunal Federal).

Tarcísio elogiou o ministro Alexandre de Moraes como "inteligente, corajoso e obstinado", enfatizando que "não se deve confrontar Moraes; devemos nos unir a ele", segundo relatos de pessoas próximas ao governador ao jornal O Globo.

Por exemplo, Tarcísio interveio para acalmar os ânimos antes de um ato pró-Bolsonaro na avenida Paulista, em 25 de fevereiro.

Após o ex-presidente ter seu passaporte apreendido por ordem do ministro Alexandre de Moraes em uma operação da Polícia Federal por suposta tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro convocou o ato.

Tarcísio assegurou ao presidente do STF, Roberto Barroso, e aos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes que a manifestação na Paulista estava "sob controle" e que não haveria ataques ao Supremo.

Bolsonaro pediu aos apoiadores que não levassem cartazes ou faixas "contra quem quer que seja", o que foi respeitado pelo público. Durante o evento, o ex-presidente se hospedou no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O governador já atuou como mediador político com o Judiciário em várias ocasiões e está atualmente envolvido em esforços para evitar a cassação do senador Jorge Seif (PL-SC) por abuso de poder econômico, cujo caso será julgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na terça-feira (30).

Tarcísio organizou um encontro entre o senador, crítico ferrenho do Judiciário, e Moraes para discutir a situação.

Embora tenha um perfil moderado, Tarcísio escolheu para sua equipe membros alinhados ao ex-presidente, como o deputado federal Guilherme Derrite (PL), que lidera a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.