STF opta pelo fim de isenção de impostos em operações com petróleo na Zona Franca de Manaus
Sete dos onze ministros decidiram excluir a isenção de IPI e Imposto de Importação.

🗳️ Em votação no Plenário Virtual, sete dos onze ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram pela exclusão da isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e Imposto de Importação em operações com petróleo na Zona Franca de Manaus. A decisão, com repercussão geral, deverá ser seguida pelas instâncias inferiores.
O debate surgiu de uma ação apresentada pelo Cidadania contra a exclusão da isenção dos tributos nessas operações. O partido argumentou que a medida, prevista na Lei nº 14.183, de 2021, viola a previsão do ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias), que mantém a Zona Franca de Manaus até 2073.
De acordo com o partido, a legislação infraconstitucional só pode aumentar o nível dos incentivos, nunca eliminá-los ou reduzi-los. Além disso, alegou que a lei terá "efeitos devastadores" para a indústria do petróleo na região e para a própria existência da Zona Franca de Manaus.
Prevaleceu o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que destacou que os bens do setor de combustíveis, lubrificantes e petróleo não estavam abrigados no campo dos incentivos fiscais previstos na constituição para a região.
Ele argumentou que a exclusão das atividades, já contempladas desde a instalação da Zona Franca, não implica o esvaziamento do estímulo de desenvolvimento do polo industrial.
O ministro sugeriu como tese de julgamento, que é “constitucional o dispositivo de lei federal que tão somente explicita a extensão dos benefícios fiscais concedidos à Zona Franca de Manaus pelo Decreto-Lei nº 288/1967, em sua redação original".
Votaram no mesmo sentido os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, André Mendonça, Flavio Dino e Cármen Lúcia. Já os ministros Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux divergiram.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar