Rússia revela conversa confidencial da Alemanha sobre mísseis para a Ucrânia

A conversa continha detalhes sigilosos sobre o envolvimento ocidental no conflito ucraniano

Author
Publicado em 02/03/2024 às 16:33h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 02/03/2024 às 16:33h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Foto - Shutterstock
Foto - Shutterstock

🧨 O comandante da Força Aérea da Alemanha convocou uma reunião confidencial no mês passado com os principais oficiais para discutir a possível transferência dos mísseis teleguiados mais avançados do país para a Ucrânia. 

Leia mais: Putin volta a fazer ameaças sobre guerra nuclear contra o Ocidente

A informação publicada pela Dow Jones Newswires, revela que agentes russos conseguiram gravar a conversa, que continha detalhes sigilosos sobre o envolvimento ocidental no conflito ucraniano. Uma gravação de áudio com 38 minutos de duração foi divulgada pela emissora estatal russa RT, nesta sexta-feira (1).

Altos funcionários alemães confirmaram a veracidade da gravação ao The Wall Street Journal. Durante a reunião, foram discutidos os procedimentos para a possível entrega e operação dos mísseis de cruzeiro de longo alcance Taurus pela Alemanha à Ucrânia. 

O líder alemão Olaf Scholz optou por não enviar os mísseis, apesar dos apelos de Kiev e da pressão interna em seu governo.

A gravação também mencionou autoridades que sugeriram que o Reino Unido, França e os EUA possuem tropas na Ucrânia para auxiliar no manejo de sistemas de armas avançados do Ocidente. Os países, no entanto, negaram as alegações.