Rui Costa, da Casa Civil, prevê queda da Selic com recuo do dólar e inflação
Ministro também comentou que o presidente Lula não deve sancionar aumento de deputados.

Nesta terça-feira (8), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a taxa básica de juros deve ser reduzida em breve. Atualmente, a Selic está no patamar de 15% ao ano, conforme alteração feita pelo Copom na última reunião.
Segundo ele, uma eventual redução se sustenta na queda da cotação do dólar e na redução da inflação dos alimentos. Ele ainda reafirmou a expectativa do governo de que a economia brasileira deve crescer cerca de 3% em 2025.
“Apesar de um cenário externo adverso no primeiro semestre, contas públicas dão sinais de melhoria substantiva. A queda do dólar e da inflação vai sustentar o recuo da taxa de juros em breve, o que vai repercutir na redução do serviço da dívida”, declarou, em entrevista à GloboNews.
O ministro também comentou sobre o preço da energia elétrica no país e dos planos do Planalto para redução da fatura. O comentário vem na sequência de o Congresso aprovar o Marco Legal das Eólicas Offshores, que carregou diversos jabutis.
O governo tem planejado promulgar, nas próximas semanas, uma Medida Provisória para corrigir distorções nos preços. “O Brasil produz a energia mais barata do mundo, mas a conta de energia é uma das mais caras porque carregamos muitos subsídios”.
Leia mais: Aprovação de Lula despenca e já está abaixo do mínimo para reeleição, aponta UBS
Sem aumento dos deputados?
Na véspera, o político participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, onde comentou outros pontos dos projetos de Lula. Ele destacou, por exemplo, que o presidente não vai sancionar o aumento dos deputados aprovado pelo Congresso.
Segundo o que ficou decidido pelos parlamentares é que a Câmara dos Deputados deve passar de 513 para 531 deputados federais. Um dos problemas dessa medida é a eventualidade de gerar efeito cascata em outros poderes, caso das Assembleias Legislativas Estaduais e das Câmaras de Vereadores.
“Diria que é pouco provável que ele sancione”, pontuou ele. "Essa é uma reflexão que o presidente tem que fazer, dada a sua responsabilidade. O presidente é aficionado pela responsabilidade pelo país. Com certeza ele fará as reflexões de cada uma das opções, essa é uma escolha que só cabe a ele”, afirmou Costa.
Caso Lula decida não sancionar, a Câmara pode, por iniciativa própria, promulgar a alteração como um decreto legislativo. No entanto, a sociedade civil tem feito pressão para que os parlamentares recuem da proposta.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima