República Tcheca diz que Rússia tenta sabotar sistema ferroviário europeu

Segundo o ministro dos Transportes da República Tcheca, governo russo é suspeito de ter feito milhares de tentativas de enfraquecer os sistemas ferroviários

Author
Publicado em 05/04/2024 às 20:40h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 05/04/2024 às 20:40h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Foto - Shutterstock
Foto - Shutterstock

🚆 A Rússia realizou diversas tentativas de interferir nos sistemas ferroviários europeus em uma campanha para desestabilizar a União Europeia (UE) e sabotar infraestruturas críticas, disse o ministro dos Transportes da República Tcheca, Martin Kupka, em entrevista ao “Financial Times”.

Segundo Kupka, o governo russo é suspeito de ter feito "milhares de tentativas de enfraquecer nossos sistemas" desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

A campanha de hacking incluiu ataques aos sistemas de sinalização e às redes da operadora ferroviária nacional tcheca. Ataques anteriores colocaram sistemas de bilhetes fora de serviço e levantaram preocupações sobre interferências nos sinais causarem acidentes graves.

"Definitivamente é um ponto difícil, mas estou realmente muito satisfeito porque somos capazes de defender todos os sistemas de um ataque bem-sucedido", afirmou o ministro ao jornal

As tentativas russas de desestabilizar a infraestrutura energética europeia têm sido cada vez mais relatadas, mas a interferência nas redes de transporte tem sido menos discutida.

A Agência da União Europeia para a Cibersegurança publicou seu primeiro relatório sobre ameaças ao transporte em março do ano passado. O documento aponta que houve "ataques contra empresas ferroviárias com uma taxa crescente, principalmente devido à invasão da Ucrânia pela Rússia".