Primeiro-ministro do Reino Unido dissolve Parlamento e convoca novas eleições
Eleitores devem ir às urnas ainda neste semestre, segundo ordem do Rei Charles 3º

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, dissolveu o Parlamento e convocou eleições gerais para o próximo dia 4 de julho.
🗳️ O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (22), depois de pedido enviado ao Rei Charles 3º. A majestade aceitou o pedido e o Parlamento será dissolvido em uma semana, no dia 30 de maio.
Sunak foi escolhido para o cargo em outubro de 2022, tendo a expectativa de liderar o governo pelo menos por dois anos. Neste sentido, a previsão era de que as novas eleições aconteceriam no fim de 2024 ou início de 2025, o que não se confirmou.
Em pronunciamento feito em Londres, o agora ex-primeiro-ministro afirmou que sai orgulhoso de seu governo e que lutou por cada voto que recebeu dos britânicos. O partido conservador, do qual ele faz parte, achou que essa era a melhor hora para que as chances de um resultado negativo nas urnas fossem maiores.
🌍 Leia mais: Europa tem novo banco mais valioso; veja quem desbancou BNP Paribas
Pesquisas de intenção de voto indicaram que Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, é o principal favorito para vencer as próximas eleições. Essa é a principal corrente adversária de Rishi.
Para tentar frear o avanço dos rivais, Sunak já se antecipou e disse que Starmer não tem nenhum plano de governo, conforme destacou a BBC News. "Não sei o que eles oferecem — e na verdade, acho que você [eleitor] também não sabe", afirmou.
Rishi Sunak foi eleito primeiro-ministro do país europeu depois que Lizz Truss renunciou ao cargo 45 dias depois de assumir. Ela ocupou a cadeira que era de Boris Johnson, que também renunciou quando descoberta uma série de escândalos.
Aos 44 anos, Sunak é filho de imigrantes indianos, casado com a bilionária Akshata Murty e tem dois filhos. Ele tem uma longa trajetória no mercado financeiro, mas entrou para a política em 2015, quando foi eleito deputado. Já em 2020, foi nomeado ministro das Finanças.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA