Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,4% em fevereiro, puxado pelo agro

Resultado ficou acima do esperado pelo mercado, que projetava alta de até 0,3% do indicador.

Author
Publicado em 11/04/2025 às 09:56h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 11/04/2025 às 09:56h Atualizado 2 dias atrás por Marina Barbosa
Atividade do agronegócio cresceu 5,6% em relação a janeiro (Imagem: Shutterstock)
Atividade do agronegócio cresceu 5,6% em relação a janeiro (Imagem: Shutterstock)

A atividade econômica brasileira subiu 0,4% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. É o que indica o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), conhecido como a prévia do PIB (Produto Interno Bruto).

💲O indicador desacelerou em relação a janeiro, quando havia avançado 0,9%. Contudo, ficou acima do esperado pelo mercado, que projetava uma alta de até 0,3% da prévia do PIB em fevereiro.

O mercado acredita que a economia brasileira vai desacelerar neste ano, em razão dos juros e da inflação elevada. O IBC-Br mostra, contudo, que a atividade econômica ainda exibe certa resiliência.

Em relação a fevereiro do ano passado, o IBC-Br avançou 4,1%. Já no acumulado dos dois primeiros meses de 2025, o indicador subiu 3,8%.

Leia também: Inflação sobe 0,56% em março, pressionada pelos alimentos

Agropecuária puxa resultado

O BC passou a divulgar o desempenho setorial do IBC-Br nesta semana. E os dados mostram que, em fevereiro, foi a agropecuária que puxou o resultado positivo da economia brasileira.

📈 O desempenho da agropecuária melhorou 5,6% em relação a janeiro. Já o setor de serviços teve uma leve alta de 0,2% e a indústria recuou 0,8% em fevereiro.

Por isso, o IBC-Br teria registrado um baque de 0,2% no mês se não fosse a agropecuária, mostram os dados do Banco Central.