PGR formaliza acusação contra Zambelli e hacker 'Vaza Jato' por invasão e falsificação
A denúncia alega que ambos acessaram ilegalmente sistemas do Judiciário e cometeram atos de falsificação ideológica.
☠️ A PGR (Procuradoria Geral da República) formalizou uma acusação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker conhecido como “Vaza Jato”, Walter Delgatti, pelos delitos de invasão a sistema informático e falsificação ideológica.
A denúncia alega que ambos acessaram ilegalmente sistemas do Judiciário e cometeram atos de falsificação ideológica. O propósito dessas invasões seria a inclusão fraudulenta de mandados de alvarás de soltura e mandados de prisão, supostamente assinados pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
Agora, cabe ao STF decidir se aceita ou não a denúncia feita pela PGR para dar início a um processo penal contra os acusados. O relator do caso é o próprio ministro Moraes.
O ministro concedeu um prazo de 15 dias para que as defesas de Zambelli e Delgatti se posicionem sobre a denúncia. Em comunicado, a defesa de Zambelli expressou surpresa com a acusação e argumentou que não existem provas de sua participação ou incentivo às ações de Delgatti.
Eles contestam a narrativa do hacker, reafirmando que a investigação desmente as acusações. A defesa pretende demonstrar a inocência da deputada nas supostas infrações penais.
Segundo a defesa do hacker, Zambelli teria pago a quantia de R$ 40 mil para a invasão de sistemas judiciais, o que é negado pela deputada. Documentos enviados à PF em novembro de 2023 reiteram a acusação de mitomania contra Delgatti Neto.
Durante depoimento na CPMI (Comissão de Inquérito Parlamentar) sobre o dia 8 de Janeiro, que aconteceu em agosto de 2023, Delgatti reiterou que a solicitação de ataque ao sistema partiu da deputada. Ele também alegou que o ex-presidente Jair Bolsonaro prometeu anistia em caso de cometimento de ilícitos.
O advogado de Delgatti, Ariovaldo, acrescentou que o cliente forneceu detalhes à PF sobre sua presença no Ministério da Defesa e colaborou com a elaboração de um relatório sobre possíveis vulnerabilidades nas urnas eletrônicas.
Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Brasil apostará em lítio, terras raras e minerais focados na descabonização
Banco estatal está buscando sugestões da sociedade para minerais estratégicos na transição energética; entenda
Renda fixa do governo já paga quase 15% ao ano; Tesouro IPCA+ 2035 cruza linha dos 7%
Rendimentos do Tesouro Direto ao investidor durante o governo Lula 3 se aproximam de máximas que não eram vista desde a era Dilma