Papa Francisco morre aos 88 anos, informa Vaticano

Missa para pontífice em SP acontece durante a tarde

Author
Publicado em 21/04/2025 às 10:12h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 21/04/2025 às 10:12h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
Francisco esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos (Imagem: Shutterstock)
Francisco esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos (Imagem: Shutterstock)

O Vaticano comunicou, na manhã desta segunda-feira (21), o falecimento do Papa Francisco. Aos 88 anos, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi vítima de uma hemorragia cerebral.

😔 "Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco", disse cardeal Kevin Farrell. "Às 7h35 desta manhã (2h35 de Brasília), o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai."

O pontífice vinha passando por diversos problemas respiratórias, agravados nos últimos meses quando esteve internado. No entanto, aparentava ter se recuperado e, inclusive, participava de eventos públicos.

No último domingo, em comemoração à Páscoa, ele acenou aos fiéis que estavam na Praça de São Pedro, no Vaticano. “Não podemos estacionar nosso coração nas ilusões deste mundo nem fechá-lo na tristeza; temos de correr, cheios de alegria”, disse ele em sua última homilia.

❌ Leia mais: Depois de uma semana, deputado federal encerra greve de fome na Câmara

A morte de Francisco só será oficializada durante a tarde, em uma cerimônia tradicional da Igreja Católica. Por volta das 15h (horário de Brasília), o corpo será sepultado no caixão na Capela da Domus Sanctæ Marthæ.

"Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", completou Farrell.

Leia íntegra da nota emitida pelo Vaticano

Após a comunicação do falecimento do Papa Francisco, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 21-40), nesta noite, segunda-feira, 21 de abril, às 20h, o cardeal presidirá o rito de constatação da morte e o depósito do corpo no caixão. Participarão do rito o decano do Colégio Cardinalício, os familiares do Pontífice, o diretor e o vice-diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.

A trasladação do corpo do Santo Padre para a Basílica Vaticana, para a homenagem de todos os fiéis, poderá ocorrer na manhã de quarta-feira, 23 de abril de 2025, segundo as modalidades que serão definidas e comunicadas amanhã, após a primeira Congregação dos Cardeais.

A Sala de Imprensa do Vaticano comunica que a celebração eucarística e o rito de canonização do Beato Carlo Acutis, previstos para 27 de abril de 2025, II Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes, estão suspensos.