21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Nas últimas semanas, o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) não saiu das primeiras páginas do jornal. Depois que o Banco Central liquidou o Banco Master e o Will Bank, os investidores ficaram na fila da instituição para obter o ressarcimento dos valores em conta-corrente ou em títulos de renda fixa.
Neste meio tempo, muita gente também passou a procurar o FGCoop, que é considerado o irmão do FGC. O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito tem a mesma função da entidade tradicional, mas, em vez de proteger clientes de bancos, é voltado para os correntistas de cooperativas de crédito.
Embora sejam entidades diferentes, o FGCoop segue as mesmas premissas da opção tradicional, oferecendo garantia para diversas categorias de produtos financeiros. Além dos saldos em conta-corrente e poupança, também engloba proteção para os seguintes produtos:
O teto de cobertura não muda muita coisa, já que é de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ para cada instituição financeira. A única diferença é que, neste caso, não há teto de cobertura para um período específico.
Todo o processo de ressarcimento também funciona como no FGC, com pagamento liberado na intervenção ou liquidação da cooperativa de crédito. O prazo de ressarcimento começa em até sete dias após a decisão dos órgãos reguladores.
"O FGCoop foi criado para proteger pessoas que confiam suas economias às cooperativas de crédito e aos bancos cooperativos associados ao Fundo, nas condições do seu Regulamento. Proteger os depositantes não significa somente garantir o reembolso dos seus depósitos, mas também contribuir para que as cooperativas de crédito e os bancos cooperativos mantenham-se íntegros, em plena saúde financeira, evitando a ocorrência de situações extremas, que possam ocasionar a intervenção ou liquidação extrajudicial dessas”, diz nota da entidade.
A entidade foi criada em 2013 com o objetivo de dar aos cooperados a mesma proteção que os clientes de bancos comerciais possuem. A instituição não tem fins lucrativos e tem abrangência nacional, com aprovação de diretores sujeita à avaliação do Banco Central.
Entre as entidades que estão debaixo do guarda-chuva da FGCoop estão: Sicoob, Sicredi, Transamazônica, Unicred, Viacredi, Cresol, Credisis, entre outras. Todas elas seguem as normativas da instituição e fazem repasses mensais para formar o patrimônio da entidade.
No último balanço, divulgado no ano passado, a liquidez da instituição era de R$ 5,45 bilhões. Esse valor pode ser usado para cobrir eventuais prejuízos dos mais de 20 milhões de clientes das cooperativas associadas.
“Esses movimentos reafirmam o compromisso do FGCoop em proteger os cooperados e promover a sustentabilidade do setor cooperativista financeiro”, explica o presidente do Conselho de Administração do FGCoop, Luiz Antonio Ferreira de Araujo.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?