O Ibovespa pode atingir os 150 mil pontos em 2024?
Os analistas do JP Morgan não descartam a possibilidade do índice alcançar os 160 mil pontos ainda este ano.

O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou a última quarta-feira (21) com um novo recorde histórico, atingindo a marca de 127 mil pontos. A escalada do índice é impulsionada por um cenário externo marcado pela expectativa de uma possível recessão nos Estados Unidos e, no âmbito doméstico, pelas recentes declarações do diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, que reforçaram o compromisso do Banco Central em controlar a inflação.
📈 Após uma leve retração na última quinta-feira (22), o Ibovespa encerrou a semana na marca dos 135 mil pontos. Com isso, as perspectivas positivas para o principal índice da B3 se fortalecem, alimentando as expectativas de que o índice possa atingir a marca dos 150 mil pontos até o final do ano, é o que disse o professor de Gestão Financeira da Fundação Vanzolini, Michael Roubicek, ao Investidor10.
"Sim, é possível que o índice feche nos 150 mil pontos. O Ibovespa fechou 2023 em 134 mil pontos. Ou seja, até aqui em 2024, andou de lado. Para chegar a 150 mil pontos, teria que subir 12% no ano, que não é uma alta exagerada. Em 2023 a alta foi de 19%, por exemplo", afirmou.
Leia também: Vale (VALE3) já escolheu novo CEO, diz jornal
No entanto, o analista alerta que é impossível prever o futuro, até porque há corretoras e bancos projetando um Ibovespa de até 160 mil pontos, como é o caso do JP Morgan. A nova meta para o índice, em um cenário base, é de 143 mil pontos até o final de 2024. Porém, os analistas do banco não descartam a possibilidade de o Ibovespa alcançar os 160 mil pontos ainda este ano, dependendo da evolução do cenário econômico.
🗣️ Já para Bruno Corano, economista e investidor da Corano Capital, é improvável o cenário de 150 mil pontos. "Chances existem, mas acho improvável. A própria nova fala do Galípolo mostra como o mercado ainda é sensível. A bolsa vinha caminhando bem, o dólar baixando, mas logo depois da fala, desandou novamente", analisou.
Para o índice continuar no positivo, é importante um conjunto de fatores como crescimento econômico sustentável, estabilidade política e confiança dos investidores, como explica Roubicek. "Se as expectativas se confirmarem ou forem ainda melhores é possível que cheguemos aos 150 mil pontos ou até mais. Mas os riscos são sempre grandes, até porque existem os eventos possíveis já presentes na realidade atual e os eventos totalmente imprevisíveis", pontuou.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda