O Ibovespa pode atingir os 150 mil pontos em 2024?

Os analistas do JP Morgan não descartam a possibilidade do índice alcançar os 160 mil pontos ainda este ano.

Author
Publicado em 25/08/2024 às 09:00h - Atualizado 23 dias atrás Publicado em 25/08/2024 às 09:00h Atualizado 23 dias atrás por Elanny Vlaxio
O índice encerrou a semana na marca dos 135 mil pontos (Imagem:Shutterstock)
O índice encerrou a semana na marca dos 135 mil pontos (Imagem:Shutterstock)

O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou a última quarta-feira (21) com um novo recorde histórico, atingindo a marca de 127 mil pontos. A escalada do índice é impulsionada por um cenário externo marcado pela expectativa de uma possível recessão nos Estados Unidos e, no âmbito doméstico, pelas recentes declarações do diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, que reforçaram o compromisso do Banco Central em controlar a inflação.

📈 Após uma leve retração na última quinta-feira (22), o Ibovespa encerrou a semana na marca dos 135 mil pontos. Com isso, as perspectivas positivas para o principal índice da B3 se fortalecem, alimentando as expectativas de que o índice possa atingir a marca dos 150 mil pontos até o final do ano, é o que disse o professor de Gestão Financeira da Fundação Vanzolini, Michael Roubicek, ao Investidor10.

"Sim, é possível que o índice feche nos 150 mil pontos. O Ibovespa fechou 2023 em 134 mil pontos. Ou seja, até aqui em 2024, andou de lado. Para chegar a 150 mil pontos, teria que subir 12% no ano, que não é uma alta exagerada. Em 2023 a alta foi de 19%, por exemplo", afirmou.

Leia também: Vale (VALE3) já escolheu novo CEO, diz jornal

No entanto, o analista alerta que é impossível prever o futuro, até porque há corretoras e bancos projetando um Ibovespa de até 160 mil pontos, como é o caso do JP Morgan. A nova meta para o índice, em um cenário base, é de 143 mil pontos até o final de 2024. Porém, os analistas do banco não descartam a possibilidade de o Ibovespa alcançar os 160 mil pontos ainda este ano, dependendo da evolução do cenário econômico.

🗣️ Já para Bruno Corano, economista e investidor da Corano Capital, é improvável o cenário de 150 mil pontos. "Chances existem, mas acho improvável. A própria nova fala do Galípolo mostra como o mercado ainda é sensível. A bolsa vinha caminhando bem, o dólar baixando, mas logo depois da fala, desandou novamente", analisou.

Para o índice continuar no positivo, é importante um conjunto de fatores como crescimento econômico sustentável, estabilidade política e confiança dos investidores, como explica Roubicek. "Se as expectativas se confirmarem ou forem ainda melhores é possível que cheguemos aos 150 mil pontos ou até mais. Mas os riscos são sempre grandes, até porque existem os eventos possíveis já presentes na realidade atual e os eventos totalmente imprevisíveis", pontuou.