2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
A medida em que a cotação do dólar oficial sobe na Argentina, a conversão paralela se descola e aproxima do maior patamar no ano.
📈 Nesta quinta-feira (23), enquanto 1 dólar era negociado oficialmente por 890 pesos, o chamado “blue”, chegou ao equivalente a 1.275 pelas ruas do país. Esse número representa uma disparidade de 42% entre as duas cotações.
No acumulado dos últimos dez dias, o dólar blue acumula mais de 200 pesos de subida alcançando seu maior valor desde janeiro.
Um movimento parecido acontece na conversão do real para o peso argentino, em que a cotação oficial está perto de 173 pesos, mas a paralela chega a 240. Em aplicativos de conversão, é possível encontrar cotações ainda maiores que a média do mercado físico.
A subida da cotação paralela acontece depois que o banco central argentino resolveu cortar a taxa básica de juros em 10% para 40% ao ano. O jornal La Nacion destaca que a decisão reflete em um menor volume de negociação da moeda estadunidense no mercado interno, o que impacta a oferta do dólar.
⚖️ Leia mais: Governo dos EUA processam Live Nation (L1YV34) por monopólio em eventos
"Taxas mais baixas estão começando a corroer a forte desmonetização. Ou seja, começamos a ver concorrência nas taxas em pesos versus dólares", explica Fernando Camusso, diretor da Rafaela Capital, referindo-se às consequências da decisão do banco central.
A Argentina tem um longo histórico com cotações paralelas, sendo que essas já chegaram a representar um descolamento de até 100% em relação à cotação oficial. No ano passado, quando Javier Milei assumiu a presidência, uma de suas primeiras decisões foi deixar as duas taxas no mesmo patamar.
Mesmo assim, o dólar vendido nas ruas continuou mais atrativo que os encontrados em bancos e casas de câmbio.
Estima-se que haja mais de 10 cotações de dólar na Argentina, cada uma usada para um tipo de operação. Além da oficial e blue, há o dólar MEP (cartões), Coldplay (para shows), Cripto (criptomoedas), soja (para agronegócio), entre outros.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?