Morre o ex-presidente do BC, Affonso Celso Pastore
O economista faleceu aos 84 anos; a causa da morte ainda não foi revelada

🖤 O economista e ex-presidente do Banco Central, Affonso Celso Pastore, morreu nesta quarta-feira (21), aos 84 anos. No último sábado (17), foi internado para uma cirurgia, passou o final de semana na UTI, mas não resistiu. No entanto, a causa da morte ainda não foi revelada.
Pastore era formado em economia pela USP (Universidade de São Paulo), tanto na graduação, quanto no doutorado. A carreira dele teve início em 1966, quando foi assessor do secretário da Fazenda de São Paulo, à época, Antônio Delfim Neto, que também foi seu professor na universidade. Pouco mais tarde, Delfim ocupou o cargo de ministro da Fazenda, e manteve Pastore na equipe de assessores.
O economista também já foi coordenador de pesquisa no IPE (Instituto de Pesquisas Econômicas) e passou pelo Ipea (Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada).
Nos anos 80, o então ministro da Fazenda, Ernane Galvêas, o convidou para liderar o Banco Central, entre 1983 e 1985. O mandato perdurou nos últimos anos da ditadura militar, durante o governo de Figueiredo.
Pastore também fundou a própria consultoria de análises especializadas sobre a economia brasileira e internacional, em 1993. Além disso, quando Sérgio Moro se preparava para a campanha presidencial, Pastore compôs o time de assessoria econômica.
Autor de diversos livros, ele também foi homenageado por nove artigos e uma entrevista. A principal obra é “Erros do Passado, Soluções para o Futuro”, sobre a economia no Brasil dos anos 60.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.