Moro critica governo Lula e fala em ‘cortina de fumaça’ em caso de deportados
Na sexta-feira, 24, um grupo de 88 brasileiros deportados dos EUA desembarcou no Brasil em meio a denúncias de maus-tratos durante o voo.

🚨 A recente deportação de brasileiros pelos Estados Unidos reacendeu debates intensos na esfera política brasileira, envolvendo acusações, críticas e questionamentos sobre práticas de tratamento humanitário.
O senador Sérgio Moro (União-PR), ex-ministro da Justiça, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria utilizando o episódio como uma “cortina de fumaça” para encobrir problemas internos do país.
Na última sexta-feira, 24, um grupo de 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou no Brasil em meio a denúncias de maus-tratos durante o voo.
Relatos de violência e o uso de algemas durante todo o trajeto geraram comoção e críticas por parte de autoridades e defensores de direitos humanos.
Embora o governo norte-americano tenha assumido o transporte inicial, o trecho final, de Manaus a Belo Horizonte, foi realizado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que, por determinação do Ministério da Justiça, retirou as algemas dos passageiros.
A prática de transportar imigrantes ilegais algemados não é nova, mas gerou indignação devido ao contexto de violência relatado.
➡️ Leia mais: Países latinos convocam reunião emergencial sobre imigração
O Itamaraty, responsável pela diplomacia brasileira, destacou que o uso indiscriminado de algemas é incompatível com os acordos bilaterais que preveem um tratamento humanizado aos repatriados.
A pasta prometeu buscar esclarecimentos formais junto ao governo dos Estados Unidos.
Para Moro, a atenção dada ao uso de algemas em brasileiros deportados seria uma tentativa de desviar o foco dos problemas internos do governo Lula.
📊 Apesar de criticar o uso excessivo das algemas em indivíduos sem histórico criminal, ele defendeu que a prática faz parte de procedimentos de segurança adotados pelos Estados Unidos e que o debate atual seria uma “exploração política”.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump