Milei é escolhido “Economista do Ano” pela Ordem dos Economistas do Brasil
O Corecon-SP contestou o prêmio na última quarta-feira (26).

Javier Milei, presidente da Argentina, recebeu o prêmio de Economista do Ano concedido pela OEB (Ordem dos Economistas do Brasil). A entrega da premiação foi anunciada em um encontro realizado em Buenos Aires na última terça-feira (25), no qual representantes da entidade brasileira se reuniram com o presidente para oficializar a escolha.
🏆 A OEB destacou que a escolha de Milei se deve à sua atuação nas políticas monetária e regulatória, as quais, segundo a entidade, estão conduzindo a Argentina a alcançar uma estabilização econômica em um cenário desafiador.
"Não poderia ter sido mais acertada", diz a Ordem sobre a escola. E acrescentou: “Sua visão estratégica e seu compromisso com a estabilidade econômica têm sido fundamentais para guiar o país em momentos de incerteza e volatilidade dos mercados”, afirmou o documento.
Conselho contesta prêmio
Na última quinta-feira (26), no entanto, o Corecon-SP (Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo) contestou o prêmio de "Economista do Ano" para o presidente da Argentina. O conselho disse que o prêmio concedido a Milei não foi entregue pela entidade que representa os economistas brasileiros.
🙅 A Ordem dos Economistas é uma organização civil com poucos associados, e suas contribuições atingem apenas um público restrito. A nota ressaltou ainda que as únicas entidades com representação legal dos economistas brasileiros são o Cofecon (Conselho Federal de Economia), e o Sindecon (Sindicato dos Economistas). Em São Paulo, essa representação é feita pelo Corecon-SP.
Economia argentina recuou 1,8% em 2024
Em 2024, o primeiro ano do governo de Javier Milei, a economia argentina recuou 1,8%, um desempenho melhor do que o previsto pelo Banco Mundial, que apontava uma queda de 3,5%. Os dados foram divulgados na última terça-feira (25) pelo Indec (Instituto Nacional de Estatísticas).
📊 O relatório mensal de atividade econômica indica que, em dezembro de 2024, houve um crescimento de 5,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, com um aumento de 0,5% em relação ao mês de novembro.
Leia também: Governo Trump cita Brasil e critica bloqueio a empresas dos EUA, confira
Já a inflação mensal da Argentina foi de 2,2% em janeiro de 2025, sendo uma queda de 0,5% ponto percentual em relação a dezembro de 2024, com 2,7%, os dados também são do Indec. Em janeiro, os setores de restaurantes e hotéis (5,3%) e habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (4,0%) foram os que mais variaram mensalmente.
Educação (0,5%) e vestuários e calçados (-0,7%) sofreram as menores variações. A taxa acumulada em 12 meses diminuiu para 84,5%, atingindo o menor nível desde setembro de 2022. A redução foi de 33,3 pontos percentuais em comparação com os 117,8% registrados em dezembro.

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA

Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista

Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros