Meta (M1TA34) promete combater fake news e abuso de IA nas eleições europeias
Companhia vai criar equipe para monitorar os conteúdos publicados na corrida eleitoral no Facebook, Instagram e Threads
A Meta (M1TA34) vai criar um comitê para combater a desinformação e os riscos relacionados ao uso da IA (Inteligência Artificial) durante a campanha para as eleições do Parlamento Europeu.
📱 As eleições para o Parlamento Europeu ocorrem entre os dias 6 e 9 de junho e envolve a eleição de 720 deputados nos 27 países da UE (União Europeia). O objetivo da Meta é, então, evitar que conteúdos falsos ou manipulados circulem nas suas redes sociais -Facebook, Instagram e Threads- na campanha.
"À medida que as eleições se aproximam, ativaremos um Centro de Operações Eleitorais específico da UE, reunindo especialistas de toda a empresa das nossas equipas de inteligência, ciência de dados, engenharia, investigação, operações, política de conteúdos e jurídica para identificar potenciais ameaças e implementar mitigações em tempo real", afirmou o chefe de assuntos da UE da Meta, Marco Pancini, em comunicado.
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Segundo ele, a Meta já tem ferramentas de transparência, checagem de dados e prevenção a fraudes eleitorais e, mais recentemente, também decidiu adotar uma "abordagem responsável em relação a novas tecnologias como a GenAI (Inteligência Artificial Generativa). "Utilizaremos todos esses recursos no período que antecede as eleições", acrescentou.
A Meta focará as atividades deste grupo em três objetivos principais:
- Combater desinformação;
- Lidar com operações de influência;
- Combater os riscos relacionados ao abuso de tecnologias GenAI.
Neste sentido, a Meta pode remover conteúdos que incitam violência ou desencorajam os europeus a votar, questionem a legitimidade das eleições e dos seus resultados. A plataforma também está de olho em conteúdos que tentam manipular a opinião pública e que contêm desinformação.
Com o avanço de ferramentas de inteligência artificial que criam textos, imagens e até vídeos, a Meta também promete aumentar o controle sobre esse tipo de conteúdo. A companhia pretende adicionar um rótulo para que os usuários das redes sociais saibam quando um conteúdo foi criado por AI e disse que deve chamar ainda mais atenção para o caso quando o conteúdo apresentar "risco particularmente elevado de enganar o público sobre uma questão importante".
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