Marçal pede R$ 100 mil a Datena na Justiça por cadeirada

Candidatos trocaram ofensas, e Datena atirou uma cadeira no opositor

Author
Publicado em 27/09/2024 às 17:39h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 27/09/2024 às 17:39h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Datena e Marçal disputam a prefeitura de SP (Imagem: Reprodução/TV Cultura)
Datena e Marçal disputam a prefeitura de SP (Imagem: Reprodução/TV Cultura)

⚖ O influenciador digital Pablo Marçal entrou com um processo na Justiça contra o jornalista José Luiz Datena. Ele pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais, em razão de ter sido atingido por uma cadeira, há duas semanas, ao vivo. 

O episódio aconteceu durante o debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, promovido pela TV Cultura. Depois de uma série de agressões verbais feitas por Marçal, Datena revidou partindo para a agressão física, quando atirou uma das cadeiras do espaço no seu adversário. 

O debate foi imediatamente interrompido, e Marçal levado às pressas para o hospital. Segundo laudo médico, o influenciador teve uma fratura no sexto arco costal e uma lesão no punho direito, mas não precisou ficar internado. 

🗣️ Leia mais: Datena pode ser preso após agredir Marçal? Veja o que dizem especialistas

O candidato chegou a declarar que exagerou quando postou um vídeo sendo levado de ambulância ao hospital e que poderia ter revidado, mas preferiu não o fazer. 

Segundo informações do Estadão, o processo aberto por Marçal fala em “atentado à liberdade de expressão e ao direito de participação democrática”. Ainda diz que o episódio representou “constrangimento e humilhação pública”, dado que foi televisionado para milhões de pessoas. 

Em nota, Datena também disse que vai processar Marçal por danos morais, no que classificou como uma “ação milionária”. A equipe do candidato ressaltou que “Marçal agiu com requintes de crueldade contra a dignidade do opositor”. 

“As acusações desferidas pelo Marçal foram mentirosas, visto que o processo por assédio foi improcedente na Justiça trabalhista e, na esfera criminal, foi arquivado sem qualquer prova”, pontuaram os advogados do tucano.

Datena e Marçal voltam a se encontrar neste sábado, durante debate promovido pela RecordTV em São Paulo. As campanhas dos dois candidatos já confirmaram presença no evento marcado para às 20h45 (horário de Brasília).