Lula ou Flávio Bolsonaro? Pesquisa Genial/Quaest mostra quem venceria no 2º turno

Saiba como andam as intenções de voto nas Eleições 2026 para a Presidência do Brasil.

Author
Publicado em 16/12/2025 às 17:06h - Atualizado Agora Publicado em 16/12/2025 às 17:06h Atualizado Agora por Lucas Simões
Filho de Bolsonaro está mais competitivo contra Lula do que Tarcísio de Freitas (Imagem: Agência Brasil/Shutterstock)
Filho de Bolsonaro está mais competitivo contra Lula do que Tarcísio de Freitas (Imagem: Agência Brasil/Shutterstock)
O senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se apresenta como um pré-candidato à Presidência do Brasil nas Eleições 2026 mais competitivo da direita a concorrer com o atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve tentar a reeleição.
É o que aponta a mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16), apontando que em um eventual segundo turno, Lula teria 46% dos votos, e Flávio Bolsonaro teria 36%. Em contrapartida, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ficaria com 35% dos votos, ao passo que o petista teria 35%.
Vale destacar que esse é o primeiro levantamento de intenção de votos a considerar a performance de Flávio Bolsonaro na corrida eleitoral, já que o filho do ex-presidente Bolsonaro anunciou que entrou de cabeça no pleito presidencial somente no último dia 5 de dezembro de 2025.
Em todos os cenários de primeiro turno das Eleições 2026, a pesquisa Genial/Quaest confirma que Lula mantém ampla vantagem, cuja variação é de 34% a 41%, a depender dos demais presidenciáveis relacionados. Por sua vez, o nome de Flávio Bolsonaro pontua entre 21% e 27% nas intenções de voto em primeiro turno.
Quando considerado o governo paulista no questionário, os entrevistados dividiram sua preferência da seguinte forma: Lula (41%), Flávio Bolsonaro (23%) e Tarcísio de Freitas (10%). Vale lembrar que o próprio governador de São Paulo já demonstrou apoio à candidatura presidencial do filho de Bolsonaro.
A pesquisa trouxe à tona também o índice de rejeição dos principais presidenciáveis. Flávio Bolsonaro tem a maior rejeição dos eleitores, na faixa de 60%, seguido de perto por Lula, com 54%, que inclusive subiu 3 pontos percentuais desde o levantamento anterior em outubro.
Cerca de 2.004 pessoas responderam à pesquisa Genial/Quaest entre 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.