Lula manda recado para Musk no pronunciamento do 7 de Setembro
Presidente disse que o Brasil não tolera quem desafia as leis nacionais, "tenha a fortuna que tiver".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou o pronunciamento do 7 de setembro para mandar um recado para o bilionário Elon Musk, dono de empresas como X e Starlink.
🗣️ No pronunciamento, exibido na rede nacional e rádio e TV na noite desta sexta-feira (6), Lula disse que o Brasil não tolera quem desafia as leis nacionais, independentemente da sua riqueza.
"Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira. Nossa soberania não está à venda", declarou.
Lula não citou o nome de Musk, nem o imbróglio envolvendo o empresário e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que levou à suspensão do X no Brasil e ao bloqueio de contas da Starlink. Essa declaração, no entanto, foi vista como um recado para o bilionário.
Leia também: Vice-presidente de Assuntos Globais do X renuncia ao cargo
X suspenso
⚖️ A rede social foi suspensa no Brasil há uma semana, depois que o X decidiu descumprir a ordem de Moraes de indicar um representante legal no país, como a legislação brasileira exige das redes sociais.
O X acusou Moraes de emitir "ordens ilegais para censurar seus opositores políticos". Afinal, o imbróglio envolvendo o STF e o X começou depois que o ministro pediu o bloqueio de perfis na rede social, no âmbito do inquérito das milícias digitais, que investiga a disseminação de fake news e de discurso de ódio nas redes sociais.
As acusações de censura, emitidas pelo X contra Moraes, também perpassaram o pronunciamento de Lula nesta sexta-feira (6). O presidente disse que "democracia não é um pacto de silêncio", "não é o direito de mentir, espalhar o ódio e atentar contra a vontade do povo".
"É o debate entre as opiniões divergentes que compõem a sociedade. Democracia é o diálogo, é a convivência civilizada entre opostos. É o respeito à vontade do povo expressa livremente nas urnas", afirmou.
Veja o pronunciamento de Lula:
7 de Setembro
Em meio às críticas a Moraes, Musk demonstrou apoio a seguidores que pedirão o impeachment do ministro Alexandre de Moraes durante as manifestações do 7 de Setembro previstas para este sábado (7). A manifestação ocorrerá na Avenida Paulista e terá a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula, por sua vez, assistirá ao desfile do 7 de Setembro em Brasília e também usou o pronunciamento desta sexta-feira (6) para defender a democracia. Segundo ele, "nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia".
O presidente falou até sobre a vitória eleitoral de 2022, quando derrotou Bolsonaro: "Em momentos decisivos da história, a defesa da democracia é capaz de unir adversários de longa data. Foi assim na construção da aliança para garantir a governabilidade do país, após as eleições de 2022".
E seguiu: "Foi assim no 8 de janeiro de 2023, quando democratas de quase todos os partidos se uniram para derrotar a tentativa de golpe. Daquele dia em diante, deixamos bem claro ao mundo que o Brasil é um país onde a paz e a liberdade imperam, mas não é um território sem lei e sem ordem".

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar