Lula diz que governo busca negociar dívidas dos Estados, em evento no RS

O presidente afirmou que não se trata de um favor, mas sim de uma responsabilidade da gestão.

Author
Publicado em 15/03/2024 às 21:31h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 15/03/2024 às 21:31h Atualizado 1 mês atrás por Jennifer Neves
Foto - Reprodução internet
Foto - Reprodução internet

💰 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou o compromisso do governo federal em negociar a dívida dos Estados durante um evento de anúncio de ações e investimentos do programa Lula 3, no Rio Grande do Sul (RS), nesta sexta-feira (15), em Porto Alegre. Lula afirmou que não se trata de um favor, mas sim de uma responsabilidade da gestão de resolver o problema da dívida.

"Estamos determinados a nos sentar com os governadores para renegociar a dívida dos Estados, garantindo a todos o direito de respirar", declarou o presidente, respondendo às demandas do governador Eduardo Leite (PSDB), que havia pedido uma iniciativa do governo sobre o assunto.

Lula enfatizou que, para ele, uma boa governança envolve garantir recursos para prefeitos e governadores realizarem melhorias em suas respectivas áreas de atuação, além de promover a cooperação entre os entes federados para impulsionar o desenvolvimento do País.

Durante a manhã, o governo federal apresentou detalhes sobre os recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), destinados ao RS, com um investimento previsto de R$ 29,5 bilhões para este ano.

"Estamos devolvendo ao povo do Rio Grande do Sul uma parte daquilo que arrecadamos do trabalho do povo gaúcho", concluiu.