Lula deve voltar ao RS com nove ministros neste domingo (5)

Santa Catarina está em estado de atenção, segundo a Defesa Civil

Author
Publicado em 04/05/2024 às 21:59h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 04/05/2024 às 21:59h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Foto: Palácio do Planalto
Foto: Palácio do Planalto

O presidente Lula deve voltar ao Rio Grande do Sul neste domingo (5), acompanhado de nove ministros, disse o chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

A comitiva vai se reunir pela segunda vez com o governo do estado, Eduardo Leite (PSDB-RS), para “ampliar a determinação e o compromisso do governo federal em apoiar o estado”, disse. O político publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação), Nisia Trindade (Saúde) e Welligton Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) já confirmaram a ida.

Na manhã deste sábado, outra comitiva do governo federal desembarcou na cidade de Canoas para acompanhar as ações de socorro às vítimas das enchentes. Além de Paulo Pimenta, Waldez Góes (da Integração e do Desenvolvimento Regional), Joenia Wapichana (Funai), Edegar Pretto (Companhia Nacional de Abastecimento - Conab) e André Quintão (Assistência Nacional) estão no local.

No voo, o grupo levou alimentos, água potável e remédios, facilitando um transporte que hoje é difícil por terra. Eles também foram à Porto Alegre, onde o governo está instalando um gabinete de crise.

O governo prevê a montagem de um hospital de campanha, envio de kits de medicamento, aeronaves e botes, além de 52 mil cestas básicas nos próximos dias. Também foi autorizada a liberação de R$ 600 milhões em emendas parlamentares para deputados e senadores do estado, que podem destinar o recurso para ações emergenciais.

Santa Catarina em alerta

Embora o RS seja o estado do Sul mais impactado pelas chuvas, outras unidades federativas da região estão em alerta para chuvas e temporais esperados para os próximos dias. Santa Catarina enfrenta um mal tempo e, por isso, a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de enxurradas e deslizamentos de terra.

As regiões mais próximas da divisa com o RS passam por maior risco, com uma morte já confirmada em decorrência das chuvas. Segundo a Agência Brasil, um homem de 61 anos foi encontrado pelo corpo de bombeiros em um carro capotado durante alagamento em Ipira, no interior catarinense.