Kora Saúde (KRSA3) pode deixar o Novo Mercado da B3, entenda

Controladores querem levar proposta a assembleia, pois avaliam que saída ampliaria as possibilidades de financiamento da companhia.

Author
Publicado em 06/05/2024 às 16:03h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 06/05/2024 às 16:03h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A Kora Saúde (KRSA3) pode deixar o Novo Mercado, segmento de mais alto nível de governança corporativa da B3. Os controladores da companhia avaliam que as regras do segmento restringem as possibilidade de financiamento do negócio e, por isso, pediram que os demais acionistas avaliem a proposta. 

🩺 Em fato relevante publicado no domingo (5), a Kora Saúde informou que os seus acionistas controladores pediram que o Conselho de Administração da companhia convoque uma assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a saída voluntária do Novo Mercado, com a dispensa da realização de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição de Ações).

Se a proposta for aprovada pelos demais acionistas, a Kora Saúde sairia do segmento especial para o segmento básico de listagem da B3. Com isso, não estaria sujeita às regras de governança corporativa, do Novo Mercado que exige, por exemplo, que a empresa tenha ao menos 20% das ações em circulação e aceita apenas ações ordinárias. 

Leia também: Braskem (BRKM5): Adnoc desiste de comprar participação da Novonor

Novas opções de financiamento

💲 Controladores de 68,4% do capital social da Kora Saúde, os fundos Fuji Brasil Partners IC e Viso Advantage acreditam que as regras do Novo Mercado restringem as opções de financiamento da companhia e, por isso, não favorecem os seus planos de expansão e melhora da estrutura de capital.

"A saída voluntária contribuirá de forma determinante para a execução das estratégias de financiamento e crescimento da Kora, ampliando o leque de alternativas a disposição da Companhia, além de permitir a redução de custos regulatórios e a simplificação e otimização da estrutura organizacional da Companhia", afirmaram os fundos, em carta enviada ao Conselho de Administração. 

Os controladores lembraram ainda que a Kora Saúde, assim como outras empresas do setor, tem enfrentado um cenário desafiador, em razão da covid-19 e dos juros altos. Por isso, tem buscado formas de alongar sua dívida e maximizar a geração de caixa. Mas dizem que a companhia estaria impedida de acessar todas as opções de captação de recursos disponíveis no mercado por causa das regras do Novo Mercado.

Os fundos citaram especificamente o impedimento à "captação de recursos por meio da emissão de ações preferenciais e a realização de operações de combinação de negócios com empresas nacionais e estrangeiras que atualmente não integram o Novo Mercado". Além disso, falaram da dificuldade de fazer um aumento de capital privado que dependa da participação do acionista controlador por causa da obrigação de manter ao menos 20% das ações em circulação no mercado.

A Kora Saúde ainda não convocou a assembleia solicitada pelos controladores, sobre a possível saída do Novo Mercado. Contudo, disse que manteria o mercado informado sobre "o desenvolvimento do assunto", incluindo a convocação da Assembleia Geral.

KRSA3

Kora Saúde
Cotação

R$ 6,40

Variação (12M)

-38,46 % Logo Kora Saúde

Margem Líquida

-4,42 %

DY

0%

P/L

0.49

P/VP

0.05