Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (14/09) elevar novamente suas taxas de juros. A taxa de referência subiu 0,25 ponto percentual, para a máxima histórica de 4%. Foi a 10ª alta consecutiva dos juros na União Europeia.
O aumento das taxas de juros não foi consenso entre os membros do Conselho do BCE, conforme revelou a presidente do banco, Christine Lagarde, em coletiva de imprensa realizada após a decisão de política monetária. O mercado também tinha dúvidas, por causa da perspectiva de desaceleração econômica na Zona do Euro.
Lagarde disse, contudo, que a maioria dos governadores decidiu por elevar novamente os juros por causa do avanço da inflação. Segundo ela, o conselho do BCE está determinado a levar o índice de preços de volta à meta de 2%. Hoje, as estimativas do banco indicam para uma inflação média de 5,6% em 2023, 3,2% em 2024 e 2,1% em 2025.
"A inflação continua a descer, mas ainda se espera que permaneça demasiado elevada durante demasiado tempo. O Conselho do BCE está determinado a assegurar o retorno da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%", afirma o comunicado divulgado pelo BCE nesta quinta-feira (14/09).
"Os anteriores aumentos das taxas de juro decididos pelo Conselho do BCE estão a ser transmitidos de forma vigorosa. As condições de financiamento tornaram-se mais restritivas e estão a refrear cada vez mais a procura, o que constitui um importante fator para fazer a inflação regressar ao objetivo", segue o comunicado.
Em coletiva de imprensa, Lagarde disse que "está havendo progresso" no processo de combate à inflação, mas que o BCE está "tentando reforçar esse progresso".
O Banco Central Europeu reconheceu o impacto da alta dos juros no crescimento econômico. A instituição espera que a economia local cresça 0,7% em 2023, 1,0% em 2024 e 1,5% em 2025.
"Perante o crescente impacto na procura interna desta maior restritividade e o enfraquecimento do enquadramento do comércio internacional, os especialistas do BCE reduziram significativamente as suas projeções para o crescimento económico", afirma o comunicado da instituição.
Em coletiva de imprensa, Christine Lagarde disse que ainda não é possível afirmar que as taxas de juros da Zona do Euro atingiram um pico. O comunicado do Banco Central Europeu sugere, no entanto, que uma pausa ou até mesmo o fim do ciclo de elevação das taxas de juros está no radar.
"Com base na sua atual avaliação, o Conselho do BCE considera que as taxas de juro diretoras atingiram os níveis que – se forem mantidos durante um período suficientemente longo – darão um contributo substancial para o retorno atempado da inflação ao objetivo", diz o comunicado.
O BCE também disse que assegurará que "as taxas de juro diretoras sejam fixadas em níveis suficientemente restritivos, durante o tempo que for necessário". Lagarde disse, então, que ainda não houve discussões sobre qual seria o “tempo necessário”. Em entrevista a jornalistas, ela falou ainda que não pode citar a palavra "corte".
A decisão do BCE atingiu as três taxas de juros definidas pelo banco. A taxa de refinanciamento subiu para 4,5%, a taxa de empréstimos atingiu 4,75% e a taxa básica sobre depósitos foi para 4%. O aumento de 0,25 ponto percentual anunciado nesta quinta-feira (14/09) terá efeitos a partir de 20 de setembro.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Analistas do BTG Pactual revelam quais são os fundos de infraestrutura mais bombados em 2025.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?