Juros devem cair de forma gradual nos Estados Unidos, indica ata do Fed
Diretores do Fed dizem, no entanto, que podem pausar os cortes de juros caso a inflação permaneça elevada.
A taxa de juros dos Estados Unidos deve continuar caindo, mas de forma gradual. É o que indica a ata da última reunião do Fed (Federal Reserve), divulgada nesta terça-feira (26).
💲Os diretores do Fed decidiram por unanimidade reduzir os juros americanos em 0,25 ponto percentual nos últimos dias 6 e 7 de novembro, um corte menor do que o de 0,50 ponto percentual anunciado em setembro. Além disso, indicaram que o ajuste da política monetária agora deve mesmo seguir de forma paulatina.
Segundo a ata, avaliação é de que "provavelmente seria apropriado avançar gradualmente" para uma taxa de juros mais neutra ao longo do tempo se os próximos dados econômicos vierem dentro do esperado. Ou seja, se a inflação continuar caindo de forma sustentável em direção à meta anual de 2% e a economia seguir perto do pleno emprego.
Além disso, "muitos participantes" observaram que a incerteza sobre o nível da taxa de juros neutra demanda cautela, tornando "apropriado reduzir gradualmente" o aperto da política monetária.
Leia também: Dólar pode fechar 2024 em quanto, caso o corte de gastos seja de R$ 70 bi?
Pausa no corte de juros não está descartada
Os diretores do Fed ainda ressaltaram que não há um "curso predefinido" para as decisões de política monetária, já que isso depende da evolução da economia e do balanço de riscos. Por isso, destacaram que estão prontos para ajustar o curso dos juros, se necessário.
⚠️ Segundo a ata, o Banco Central dos Estados Unidos pode pausar os cortes de juros se a inflação permanecer elevada. Por outro lado, pode acelerar o afrouxamento da política monetária em caso de queda do mercado de trabalho e da atividade econômica.
A avaliação dos diretores do Fed, no entanto, é de que os riscos para a consecução das suas metas de pleno emprego e estabilidade de preços "estavam aproximadamente equilibrados".
"No que diz respeito às perspectivas de inflação, os participantes indicaram que continuavam confiantes de que a inflação estava evoluindo de forma sustentável para 2%, embora alguns tenham notado a possibilidade de o processo poder demorar mais tempo do que o esperado anteriormente", diz a ata.
Apesar disso, o núcleo da inflação ainda é classificado como "um pouco elevado" pelos diretores do Fed.
Eles também esperam que o mercado de trabalho continue sólido, mas observaram que os últimos dados da atividade econômica e de gastos com consumidor vieram acima do esperado.
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos