IRPF 2025: 1,29 milhão ainda estão na malha fina, saiba o que fazer
Segundo a Receita Federal, a maior parte desses contribuintes têm imposto a restituir.

Quase 1,3 milhão de contribuintes ainda estão na malha fina do IR (Imposto de Renda). E a maior parte deles ainda têm imposto a ser restituído.
Os dados são da Receita Federal, que prometeu ampliar os esforços de orientação e autorregularização do Imposto de Renda nesta quarta-feira (1º).
Por que cai na malha fina?
A declaração cai na malha fina quando a Receita Federal encontra alguma divergência entre as informações apresentadas pelo contribuinte e as informações entregues por outras entidades.
Quando isso acontece, os contribuintes precisam corrigir eventuais erros ou entregar documentos que comprovem as informações declaradas.
O que fazer?
O contribuinte pode consultar a situação da sua declaração na página da Receita Federal. Basta clicar em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Extrato do Processamento".
💻 Caso tenha caído na malha fina, é possível descobrir o motivo da pendência no item "Pendências de Malha". Neste caso, é possível retificar a declaração para corrigir eventuais erros e pendências.
Se o Fisco entender que os ajustes resolvem as pendências, o contribuinte sai da malha fina. Contudo, se as pendências persistirem, o Fisco pode notificar o contribuinte com a cobrança de tributos ou multa.
Vale lembrar que, enquanto a declaração fica retida na malha fina, a restituição do IR também não é liberada pela Receita.
Os principais erros
De acordo com a Receita Federal, a tentativa de deduzir gastos médicos não comprovados ou a omissão de rendimentos foram os principais motivos que levaram os contribuintes para a malha fina neste ano.
Veja os principais motivos de retenção em malha em 2025:
- Deduções de despesas médicas: 32,6%;
- Omissão de rendimentos, dos contribuintes ou dependentes: 30,8%;
- Deduções de despesas não médicas: 16,0%;
- Diferença entre os valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras: 15,1%.
Quantos caíram na malha fina?
A Receita Federal recebeu cerca de 45,6 milhões de declarações do Imposto de Renda neste ano, entre 17 de março e 23 de setembro.
Aproximadamente 3,9 milhões dessas declarações caíram na malha fina. Isto é, 8,7% do total.
📊 Contudo, 66% desses casos já foram regularizados pelos próprios contribuintes, sem a necessidade de fiscalização da Receita Federal.
Restam, portanto, 1,29 milhão de declarações na malha fina, o que corresponde a 2,8% do total de declarações apresentadas neste ano.
Segundo o Fisco, 69,2% dessas declarações têm imposto a restituir, 27,9% têm imposto a pagar e 2,9% não têm imposto nem a restituir, nem a pagar.
Restituição do IRPF
A Receita Federal pagou o último lote de restituição do Imposto de Renda 2025 nessa terça-feira (30).
💲 Ao todo, cerca de R$ 37,7 bilhões foram restituídos para pouco mais de 23 milhões de contribuintes entre maio e setembro deste ano.
Já os contribuintes que estão na malha fina e ainda têm a imposto a restituir devem ser incluídos em lotes residuais de restituição depois que resolverem as pendências com o Fisco.

LCAs e LCIs ainda valem a pena? Saiba quanto paga em julho a renda fixa isenta
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.

Renda fixa isenta de IR: Quais CRAs e CRIs pagam acima de 15% ao ano até 2039?
Ferramenta do Investidor10 simula qual pode ser a rentabilidade dos investimentos que financiam empresas do agronegócio e do mercado imobiliário

Renda fixa isenta acabou? Taxação das LCAs e LCIs deve bater em 7,5% em 2026
Relator da Medida Provisória alternativa ao aumento do IOF propõe compensar taxando mais os títulos bancários.

Taxar ou isentar? LCAs e LCIs têm futuro adiado no Congresso; veja como fica
Proposta do relator da Medida Provisória é subir cobrança dos títulos de renda fixa de 5% para 7,5% a partir de 2026.

LCI, LCA, JCP, criptomoedas e aluguel de ações: Como MP afeta os investidores?
O texto, porém, amplia possibilidades de compensação de ganhos e perdas no mercado.

LCAs e LCIs a 96% do CDI pagam quanto com Selic a 14,25%? Saiba como é a renda fixa isenta
Investimentos isentos de imposto de renda, como LCAs e LCIs, e ainda indexados ao CDI, estão entre os mais rentáveis para aproveitar em 2025

Com renda fixa isenta, empresas pegam emprestado R$ 97,3 bilhões em 2025
Emissão de debêntures incentivadas atinge volume expressivo nos oito primeiros meses do ano, com investidores aproveitando.

Taxação sobre Juros Sobre o Capital Próprio (JCP) subirá de 15% para 20%
Relator de Medida Provisória (MP) alternativa ao aumento do IOF justifica o porquê taxará mais os proventos.