IR 2024: Receita libera consulta ao 4º lote de restituição nesta semana

A Receita também alerta sobre o prazo final para que os contribuintes regularizem sua situação.

Author
Publicado em 19/08/2024 às 12:15h - Atualizado 27 dias atrás Publicado em 19/08/2024 às 12:15h Atualizado 27 dias atrás por Elanny Vlaxio
O quarto lote está previsto para ser creditado no dia 30 de agosto (Shutterstock)
O quarto lote está previsto para ser creditado no dia 30 de agosto (Shutterstock)

💲 Contribuintes que declararam o Imposto de Renda 2024 já podem se preparar para o próximo pagamento da restituição. O quarto lote está previsto para ser creditado no dia 30 de agosto. Conforme o cronograma habitual, a consulta para verificar se você está nesse lote deve ser liberada nos próximos dias, provavelmente até sexta-feira (23).

Confira o calendário:

  • 1º lote – 31 de maio (5.562.065 contribuintes);
  • 2º lote – 28 de junho (5.755.667 contribuintes);
  • 3º lote – 31 de julho ( 6.091.572 contribuintes);
  • 4º lote – 30 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Estou na malha fina?

🖥️ Contribuintes que desejam saber se a declaração do Imposto de Renda foi processada e se têm direito à restituição podem consultar o extrato de processamento no e-CAC da Receita Federal. Através desse serviço, é possível verificar se há alguma pendência ou se o contribuinte está na lista de espera para receber a restituição.

Quando a mensagem "Em Fila de Restituição" aparece, indica que a sua declaração do Imposto de Renda foi processada com sucesso e você receberá a restituição. No entanto, o pagamento ainda não foi agendado e ocorrerá em um dos próximos lotes.

Leia também: Brasileiros perdem R$ 23,9 bi por ano com apostas on-line, avalia Itaú

📃 Se você suspeita que sua declaração do Imposto de Renda está na malha fiscal, consulte a seção "Pendências de Malha" no e-CAC. Lá, você poderá verificar se há alguma pendência e qual é o motivo da retenção. Caso identifique algum erro, basta retificar a declaração através do programa gerador ou do aplicativo.

Além disso, contribuintes dos 399 municípios do sul do país afetados por calamidades naturais têm até o dia 30 de agosto para entregar a declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal alerta sobre o prazo final para que os contribuintes regularizem sua situação.