Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
A inflação oficial brasileira subiu apenas 0,09% em outubro, favorecida pelo alívio na conta de luz.
O resultado desacelerou, na comparação com a alta de 0,48% registrada em setembro e com o avanço de 0,56% observado no mesmo mês do ano passado.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), este é o menor resultado para um mês de outubro desde 1998, quando a inflação subiu 0,02%.
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ainda veio abaixo das expectativas do mercado, que projetava uma alta de 0,16% da inflação, segundo a "Reuters".
Gerente do IPCA do IBGE, Fernando Gonçalves o resultado reflete a mudança da bandeira tarifária da conta de luz, que passou de vermelha patamar 2 em setembro para vermelha patamar 1 em outubro, reduzindo o custo da energia elétrica.
A redução dos preços dos alimentos para consumo no domicílio, como arroz (-2,49%) e leite longa vida (-1,88%), também contribuiu para o resultado.
Com isso, a inflação passou a acumular uma alta de 3,73% no ano e de 4,68% nos últimos 12 meses, bem abaixo dos 5,17% observados nos 12 meses anteriores.
🏦 Na ata da sua última reunião, o Copom (Comitê de Política Monetária) reconheceu que a inflação apresentou "algum arrefecimento" nos últimos meses. Contudo, ressaltou que a inflação segue acima da meta, que é de 3% em 12 meses, com um intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%.
O Copom também avaliou que o cenário prospectivo de inflação ainda é desafiador, em diversas dimensões. A inflação de serviços, por exemplo, ainda mostra resiliência, devido à força do mercado de trabalho. Além disso, o comitê citou as incertezas sobre a situação fiscal brasileira e o cenário externo.
Diante disso, o Copom acredita que é preciso manter a "política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta". Contudo, mostrou "maior convicção de que a taxa corrente é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta".
💲 Ou seja, o Copom indicou que os juros devem continuar altos por um bom tempo, afastando a possibilidade de que a Selic comece a cair ainda em 2025. Contudo, descartou novas altas dos juros.
Diante disso, o mercado acredita que a Selic deve continuar em 15% até o final de 2025, começando a cair apenas em janeiro ou março de 2026. A surpresa baixista da inflação de outubro pode dar fôlego à perspectiva de cortes da Selic, já que pode levar o mercado a rever novamente as expectativas de inflação.
Atualmente, o mercado espera que o IPCA suba 4,55% em 2025 e 4,20% em 2026, segundo o Boletim Focus.
💡 De acordo com o IBGE, os preços da energia elétrica residencial diminuíram 2,39% em outubro. Com isso, a inflação do grupo de habitação apresentou uma variação negativa de 0,30%.
Artigos de residência e comunicação também tiveram uma inflação negativa no mês.
🍎 Já o grupo de alimentação e bebidas, que vinha em queda há quatro meses consecultivos, apresentou uma leve alta de 0,01%.
O resultado foi puxado pela alimentação fora do domicílio, que subiu 0,46%. Já a alimentação no domicílio caiu mais uma vez, desta vez -0,16%.
⛽ Os combustíveis, com exceção do óleo diesel, também apresentaram alta em outubro, pressionando a inflação de transportes. A gasolina, por exemplo, subiu 0,29% e o etanol, 0,85%.
Contudo, a maior contribuição para a inflação de outubro veio dos gastos com saúde e cuidados pessoais, que subiram 0,41% pressionados pelos artigos de higiene pessoal (0,57%) e pelo plano de saúde (0,50%).
Veja o desempenho dos grupos do IPCA em outubro:
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Analistas do BTG Pactual revelam quais são os fundos de infraestrutura mais bombados em 2025.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?