Haddad reitera busca do governo por equilíbrio fiscal
Ministro da Fazenda afirmou que sua meta é "buscar equilíbrio fiscal de todas as maneiras justas e necessárias"

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta segunda-feira (30), que tem como meta "buscar o equilíbrio fiscal de todas as maneiras justas e necessárias". A declaração de Haddad foi feita durante uma coletiva de imprensa.
Haddad também destacou que "não há descompromisso" por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao orçamento público. Na última sexta-feira (27), Lula disse que "dificilmente" o governo conseguiria atingir a meta de zerar o déficit nas contas públicas em 2024.
Veja também: Petrobras (PETR4) convoca assembleia sobre mudança de estatuto social
Haddad afirmou, nesta segunda, que "acredita no que está fazendo" e, por isso, tem olhado para as contas públicas.
“Minha meta está estabelecida: vou buscar equilíbrio fiscal de todas as maneiras justas e necessárias para que tenhamos um país melhor”, disse Haddad.
"Se eu tiver que antecipar medidas que seriam tomadas em 2024, e governo concordar, eu encaminho [ao Congresso]", complementou o ministro da Fazenda.
Haddad ainda reiterou que suas ações à frente do Ministério da Fazenda não estão ligadas a nenhum tipo de pressão externa, como do mercado financeiro, por exemplo.
"Essa é minha obrigação e essa é minha crença, não estou falando algo que não acredito. Estou fazendo algo que disse quando fui indicado à Fazenda", disse Haddad sobre a atingir um equilíbrio nas contas públicas.
"Não é por pressão do mercado financeiro ou por que sou ortodoxo, é porque acredito que o País, dez anos depois, precisa voltar a olhar para as contas públicas", completou o ministro.
Por outro lado, o ministro da Fazenda reconheceu que a situação fiscal do Brasil é desafiadora para que o governo consiga alcançar as metas estabelecidas no ano que vem, mas afirmou que "a cada passo na direção correta, nos aproximamos do equilíbrio fiscal".

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Tesouro Direto dá prejuízo após feriadão de Páscoa; veja qual renda fixa
Taxas dos títulos públicos batem maiores marcas desde março, enquanto preços unitários caem na marcação a mercado

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos