Mais dividendos, mas com déficit primário maior em 2025, diz governo
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
📊 A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revelou nesta quinta-feira sua mais recente análise sobre a economia brasileira, mantendo a projeção de crescimento para 2024 em 2,5%.
No entanto, a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 foi revisada para baixo, de 2,8% para 2,6%.
Além disso, a SPE ajustou suas expectativas para a inflação. A nova previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 subiu para 3,9%, comparada à estimativa de 3,7% divulgada em maio.
Para 2025, a expectativa de inflação foi ligeiramente elevada de 3,2% para 3,3%.
No setor de atividades econômicas, a SPE ajustou para baixo a previsão de desempenho da agropecuária em 2024, enquanto melhorou as perspectivas para a indústria e os serviços.
A secretaria destacou que os efeitos negativos das enchentes no Rio Grande do Sul devem ser mitigados por ações de suporte às famílias, empresas e governos locais.
“Os impactos negativos das enchentes no Estado devem ser compensados por medidas de suporte às famílias, empresas e aos governos estadual e municipais”, afirmou a SPE no documento.
📈 Essas projeções são cruciais para a formulação do orçamento do governo, influenciando a programação de receitas e despesas.
O mercado aguarda com expectativa o novo relatório bimestral de avaliação fiscal, que será divulgado na próxima segunda-feira (22), devido à possibilidade de o governo anunciar um bloqueio ou contingenciamento de verbas para cumprir as normas fiscais vigentes.
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
ETF listado nos EUA, mas que investe em uma cesta diversificada de empresas espanholas, dispara quase +60% em dólares.
Índice acionário que concentra as 500 maiores companhias americanas deve entregar um desempenho inferior em 2025, segundo analistas
Presidente do banco central americano sinaliza que as tarifas comerciais possam trazer um dilema entre o controle da inflação e o crescimento econômico
No total, já são 47 milhões de brasileiros donos de algum negócio, de maneira formal ou informal, segundo dados do Sebrae
A expectativa para a inflação em 2025 passou de 5,50% para 5,51%, enquanto a previsão para 2026 subiu para 4,28%.
As expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025 subiram ligeiramente de 4,99% para 5,00%.
Colega do Brasil no Brics desde 2024, a nação africana inaugurou no último dia 10 de janeiro a Ethiopian Securities Exchange
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?