Governo japonês pretende listar empresa e reparar danos causados por terremoto em Fukushima

A operadora de metrô de Tóquio deve entrar para a bolsa em abril; confira

Author
Publicado em 26/01/2024 às 14:28h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 26/01/2024 às 14:28h Atualizado 1 mês atrás por Jennifer Neves
Terremoto em Fukushima também causou um grave acidente nuclear - Shutterstock
Terremoto em Fukushima também causou um grave acidente nuclear - Shutterstock

🎌 A Tokyo Metro Co está prestes a se tornar pública. A medida visa arrecadar recursos para financiar a recuperação dos danos causados pelo terremoto em Fukushima, nordeste do Japão, em 2011. O terremoto foi responsável por um dos maiores desastres nucleares, depois de Chernobyl. As informações são da "Reuters".

Operadora da maior parte do sistema de metrô de Tóquio, é 53,4% controlada pelo governo central, e os 46,6% restantes são controlados pelo governo da capital japonesa.

Veja também: Com dívida de R$ 20 bi, Gol (GOLL4) entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

A oferta pública também é resultado de esforços do governo japonês por privatizações. A medida seria uma maneira de aproveitar picos de 34 anos do mercado de ações do país asiático.

Tratativas

De acordo com um documento assinado em 2022, a previsão é que metade da empresa seja vendida, com os dois governos planejando vender metade das respectivas ações.

A listagem deve acontecer em abril e o IPO deve movimentar cerca de 300 bilhões de ienes (US$ 2 bilhões), conforme apurado pela Reuters. Além disso, o governo de Tóquio reservou 3,6 bilhões de ienes para custear taxas de subscrição. Um cronograma sobre as listagens, no entanto, não foi divulgado.