Gleisi Hoffmann deve assumir ministério nas próximas semanas
Deputada deve deixar presidência do PT

A deputada federal Gleisi Hoffmann deve ser nomeada como ministra do governo Lula nos próximos dias. Atual presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), ela deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macedo.
👔 A chegada de Hoffmann faz parte da reforma ministerial que o presidente Lula tem feito nas últimas semanas e deve seguir fazendo. A cadeira que ela deve ocupar é uma das únicas quatro que ficam dentro do Palácio do Planalto, portanto, tem acesso livre ao chefe do Executivo.
Segundo a Agência Reuters, o anúncio oficial deve demorar alguns dias para ser feito, já que outras mudanças devem ser divulgadas por Lula. A expectativa é que muitos ministros do primeiro escalão do governo sejam trocados no mês de fevereiro.
O governo trabalha com este prazo pois quer entender como ficarão as presidências da Câmara e do Senado que tem eleições marcadas para o dia 1º de fevereiro. O nome mais provável para levar a Câmara é o deputado Hugo Motta (Republicanos), enquanto no Senado é Davi Alcolumbre (União Brasil).
🚨 Leia mais: PT discute taxação do agro como solução para preços altos de alimentos, diz jornal
A agência também apurou que Lula chegou a oferecer outros ministérios a Gleisi, que preferiu o da Secretaria-Geral. Ela terá a missão de fazer a interlocução do governo com movimentos sociais.
Para assumir a pasta, Hoffmann deve deixar a presidência do PT, dado que não é possível ocupar os dois cargos simultaneamente. Até julho, quando está prevista a eleição do partido, um membro da diretoria deve assumir a cadeira principal.
Lira e Pacheco
👉 Lula e seus assessores têm um grande desafio nas mãos que é encontrar novos nomes para o primeiro escalão de seu governo. Além disso, o governo quer trazer Rodrigo Pacheco e Arthur Lira como ministros, considerando que estes deixam seus cargos de presidente do Senado e da Câmara, respectivamente, ainda neste mês.
Segundo fontes próximas das negociações, embora prefira o Ministério da Justiça, Pacheco pode assumir o Ministério de Minas e Energia no lugar de Alexandre Silveira. Pesa a seu favor o fato de que a pasta já está sob o comando do PSD, então a troca não traria tanta animosidade na base do governo dentro do Senado.
A situação de Lira já é mais sensível, considerando que ele tem preferência pela Saúde ou Agricultura. Neste caso, o desenho pode tirar um dos cargos das mãos do PSD, o que não agrada o centrão.
Dos 44 ministérios do governo Lula, pelo menos 12 estão cotados para passar por algum tipo de mudança. Segundo levantamento da Folha de SP, Defesa, Mulheres, Indústria, Saúde, Justiça, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia, Desenvolvimento Social, Agricultura, Comunicações, Relações Institucionais, Secretaria-Geral e Pesca sao os possíveis alvos de trocas no comando.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump