Galípolo no BC: indicação pode ser feita em agosto
Novo presidente assume cargo no começo do ano que vem, depois de parecer do Senado

🏦 O próximo diretor do Banco Central pode ser indicado em agosto, diz Lauro Jardim, colunista de O Globo. Este é o mês em que o presidente Lula nomearia Gabriel Galípolo, atual diretor da autarquia, para o lugar de Roberto Campos Neto.
Segundo a reportagem, essa teria sido a sugestão feita pelo atual presidente do BC ao ministro da Fazenda Fernando Haddad. Em sua análise, é uma data intermediária para que os poderes não fiquem divididos e tão pouco dificulte a transição.
O mandato de Campos Neto termina no dia 31 de dezembro, sendo que o sucessor tem de passar por votação no Plenário do Senado Federal. Galípolo é o mais cotado para o cargo e deve assumir de forma interina no mês de julho, durante as férias do atual chefe.
Anteriormente, Neto já havia comentando sobre a sucessão dizendo que não seria bom que o próximo presidente fosse indicado de forma radia.
“Seria bom fazer [a sabatina] neste ano porque, senão, você passa para o outro ano. Aí, tem um problema, porque o meu mandato termina dia 31 [de dezembro]. Se um diretor for ser presidente interino, ele vai ter que passar por sabatina também, mas aí não tem sabatina, porque o Congresso está fechado”, afirmou.
A discussão em torno do próximo a chefiar o BC acontece no momento em que o presidente Lula faz discursos públicos sobre o atual ocupante. O Planalto está descontente com o nível da taxa básica de juros, e Campos Neto é favorável à interrupção do corte da Selic.
Na última reunião do Copom, porém, até Galipolo, que foi indicado por Lula para ser diretor da instituição, votou pela manutenção dos juros em 10,50%. A próxima decisão está marcada para o começo de agosto, mas a expectativa do mercado é que a Selic seja mantida no nível atual.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado