Galípolo: Copom não ganhará prêmio de “miss simpatia” com Selic a 15%
O presidente do BC disse que a elevação da Selic é uma medida necessária para cumprir a meta estabelecida pela legislação.

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, afirmou nessa terça-feira (8) que o Copom (Comitê de Política Monetária) não tem a intenção de “ganhar prêmio de miss simpatia” com sua atuação recente, e reforçou que o foco permanece no cumprimento da meta de inflação de 3%. A fala foi feita durante reunião com a FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo) e associados do IUB (Instituto Unidos Brasil).
🗣️ “Eu tenho plena consciência de que, ao colocar a taxa de juros em 15%, dificilmente eu e os meus colegas do Copom vamos ganhar o torneio de miss simpatia no ano de 2025. Mas eu durmo muito tranquilo, sabendo que o que eu estou fazendo é cumprir a meta, perseguir a meta”, declarou.
Segundo Galípolo, o BC não abre espaço para interpretações subjetivas. “Você tem a definição de uma meta de inflação. A meta é três. Eu não recebi uma sugestão ou um conselho. É um decreto que definiu que a meta é três”, acrescentou. Ele afirmou ainda que o intervalo de tolerância tem a função de amortecer choques momentâneos, e não de legitimar desvios estruturais.
Leia também: Taxação de dividendos volta à mira do Congresso, com Lira à frente do debate
O presidente do BC defendeu ainda a elevação da Selic, destacando que a medida é necessária para cumprir a meta estabelecida pela legislação. “A meta não diz assim para mim: ‘seja a menor taxa de juros do mundo’. A meta é a taxa de juros num patamar restritivo o suficiente, pelo período necessário, para atingir a meta de 3%”, disse.
💬 “Toda vez que a inflação está subindo, você sobe a taxa de juros. Toda vez que a inflação está caindo, você reduz a taxa de juros. Esse é o mecanismo de transmissão da política monetária.” Ele ainda acrescentou: “Desde o início, eu falei: do Banco Central essa bola não vai passar. Não é porque eu estou lá. É porque a instituição vai defender."
Lembrando que a estimativa de inflação para este ano foi reduzida pelos economistas do mercado financeiro, que, por outro lado, mantiveram a expectativa de crescimento da economia brasileira. Em relação a 2025, a projeção de inflação caiu de 5,24% para 5,20%, permanecendo acima do limite da meta de 4,5%, segundo o mais recente Boletim Focus.
Mais uma carta ao ministro da Fazenda
Galípolo também afirmou que escreverá mais uma carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de descumprimento da meta de inflação."Vou assinar uma carta de descumprimento da meta no mês que vem", disse o presidente do BC.
💻 Ele enviou, em janeiro, uma carta a Haddad, apontando que o resultado se deve a uma forte atividade econômica e à queda do real. A nova carta representará o segundo alerta sobre o descumprimento da meta, que está estabelecida em 3%, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

ETFs de fundos imobiliários e FI-Infras podem pagar dividendos? B3 diz que sim
Bolsa de Valores brasileira autoriza a distribuição de dividendos mensais aos que escolheram os ETFs como forma de investir em imóveis e projetos de infraestrutura