ETF de criptomoedas: como declarar no Imposto de Renda

Documento deve ser entregue até o fim de maio

Author
Publicado em 15/04/2025 às 07:00h - Atualizado 8 horas atrás Publicado em 15/04/2025 às 07:00h Atualizado 8 horas atrás por Wesley Santana
Todos os brasileiros devem entregar declaração de Imposto de Renda (Imagem: Shutterstock)
Todos os brasileiros devem entregar declaração de Imposto de Renda (Imagem: Shutterstock)

A declaração de Imposto de Renda já é um documento difícil de ser preenchido dada a quantidade de informações. Fica ainda mais complicado quando se trata de ativos financeiros novos, caso das criptomoedas.

📄 Pensando nisso, a B3 emitiu um guia ensinando como declarar ETFs de criptomoedas no Imposto de Renda 2025. Segundo a operadora da bolsa de valores, esse tipo de ativo deve ser informado na ficha de bens e direitos, junto de outras aplicações financeiras.

O IRPF 2025 deve ser entregue até 31 de maio de 2025, por meio do site, aplicativo para smartphone ou programa para computador. Os contribuintes podem, ainda, usar a declaração pré-preenchida que já inclui informações iniciais.

💰 Leia mais: Governo atualiza tabela mensal do Imposto de Renda, veja como fica

Como declarar ETFs de criptomoedas no Imposto de Renda 2025

O primeiro passo para declarar os ETFs de criptomoedas é separar a documentação relacionada à aplicação. No geral, os bancos e corretoras de investimentos fornecem um extrato detalhado das aplicações, o que deve facilitar na hora do preenchimento do documento.

Com a documentação em mãos, o usuário deve escolher a melhor plataforma para preenchimento do documento. Em todas elas, precisa procurar pela ficha de “Bens e Direitos”.

Para inserir o ETF de cripto, opte pelo grupo “07-Fundo” e depois indique o código “08 – fundos de índice de renda fixa (ETFs)”. O sistema vai abrir o preenchimento da descrição das informações.

Na sequência, insira os dados solicitados pelo programa da Receita: CNPJ da administradora do fundo, a quantidade de cotas na carteira e o valor de aquisição delas.

O contribuinte também deve inserir as informações referentes aos rendimentos da aplicação. Conforme descrito no extrato do banco, replique no programa da receita, se são rendimentos tributáveis ou sujeitos à tributação exclusiva/definitiva.

Mais de 9 milhões de declarações

O último boletim da Receita mostrou que já foram enviadas mais de 9,3 milhões de declarações do Imposto de Renda. O órgão começou a receber o documento há pouco mais de 15 dias, conforme cronograma divulgado.

O número, no entanto, está ainda bem abaixo do esperado pela RF para este ano de 2025. Segundo estimativa, 46,2 milhões de declarações devem ser enviadas até o fim do mês de maio.

📢 Facilitamos sua declaração de IR!

O Investidor10 liberou gratuitamente uma ferramenta que organiza automaticamente seus investimentos para a declaração. Basta registrar sua carteira na plataforma e tudo será estruturado para que você apenas siga os passos sem complicações. E o melhor: agora é 100% grátis! 👉 Acesse aqui.