Espanha proíbe Worldcoin (WDC) temporariamente

A decisão vem após inúmeras denúncias sobre coletas de dados de menores de idade e retirada de consentimentos

Author
Publicado em 06/03/2024 às 16:06h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 06/03/2024 às 16:06h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A Espanha proibiu a criptomoeda Worldcoin (WDC), de Sam Altman - CEO da OpenAI, por até três e meio. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (6), após a órgão regulador do país considerar o empreendimento como risco à privacidade.

A decisão vem após denúncias de usuários do empreendimento sobre informações insuficientes, retirada de consentimentos e coleta de dados de menores de idade. A criptomoeda escaneia íris de usuários em troca de uma identificação digital e uma criptomoeda gratuita.

🕵️‍♀️O AEPD (Órgão regulador de proteção de dados da Espanha), exigiu que a Worldcoin interrompesse imediatamente a coleta de informações pessoais e parasse de usar os dados já coletados. Mais de 4 milhões de pessoas em 120 países já se inscreveram para ter suas íris escanceadas pelos dispositivos da empresa.

Leia também: Bitcoin (BTC) já subiu mais de 50% em 2024

Vale lembrar que dois dias atrás, a Coreia do Sul abriu uma investigação contra a criptomoeda também sobre a maneira que empresa solicita as informações dos usuários.

"A criptomoeda implica altos riscos para os direitos das pessoas, levando em conta sua natureza sensível. Medidas urgentes de proibição estão sendo tomadas para evitar danos potencialmente irreparáveis", afirmou o AEPD em nota.

Anteriormente, a Worldcoin afirmou que os dados biométricos são excluídos ou armazenados de maneira criptografada e que está "comprometida" em trabalhar com órgãos reguladores.

WDC

Western Digital
Cotação

R$ 65,02

Variação (12M)

48,96 % Logo Western Digital

Margem Líquida

-3,75 %

DY

-%

P/L

-44,37

P/VP

1,91