Em dois anos de governo, Lula é aprovado por 35% e reprovado por 34%, diz DataFolha

No mesmo período, Bolsonaro tinha 37% de aprovação

Author
Publicado em 17/12/2024 às 14:24h - Atualizado 12 horas atrás Publicado em 17/12/2024 às 14:24h Atualizado 12 horas atrás por Wesley Santana
Lula está em seu terceiro mandato na presidência do Brasil (Imagem: Shutterstock)
Lula está em seu terceiro mandato na presidência do Brasil (Imagem: Shutterstock)

Em pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (17), o governo do presidente Lula obteve 35% de aprovação. A divulgação acontece poucos dias antes de completar o segundo ano do terceiro mandato do petista no país. 

🔎 Ainda de acordo com o Datafolha, 34% dos brasileiros consideram o governo como ruim ou péssimo. Os outros 29% dos brasileiros avaliam a gestão como regular.

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 12 e 13 de dezembro, ouvindo 2.002 brasileiros, já depois de o governo apresentar o pacote de corte fiscal. Havia um temor do governo em ter sua imagem arranhada pelos ajustes que sugeriu para benefícios como o abono salarial e o BPC.

Os dados revelam, porém, que não houve uma mudança importante em relação aos últimos levantamentos. As variações foram negativas (aprovação um para 1% para cima e reprovação 2% para baixo) mas se mantiveram dentro da margem de erro, que foi de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O levantamento também fez um comparativo com a visão dos brasileiros no mesmo período do governo de Jair Bolsonaro. Nesta época, o então mandatário tinha 37% de aprovação e 32% de reprovação.

🏥 Leia mais: Lula recebe alta hospitalar após cirurgia de emergência

Diferença para Lula 2

A grande diferença desta última avaliação está na comparação para o segundo mandato de Lula, avaliado em 2008. Nesta ocasião, o petista somava 70% de aprovação e apenas 13% de reprovação.

Lula também perde na comparação para o primeiro mandato de Dilma Roussef (62% de aprovação) e de Fernando Henrique Cardoso (47% de aprovação).

O Datafolha questionou os brasileiros sobre a perspectiva do que o governo faria pelo país. 58% dos entrevistados disseram que, neste terceiro mandato, Lula fez menos pelo país do que o esperado. Apenas 18% responderam que o petista fez mais pelo país do que esperavam, enquanto 6% não souberam responder. 

Para os brasileiros, hoje a principal preocupação é a Saúde (21%), seguida da Segurança Pública (12%). Mesmo com o cenário de dólar e juros em patamares recordes, a Economia só foi indicada por 9% como o principal problema do país hoje.