Diretora do Serviço Secreto dos EUA renuncia ao cargo

Ela assumiu a função em setembro de 2022.

Author
Publicado em 23/07/2024 às 16:34h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 23/07/2024 às 16:34h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
A renuncia de Cheatle acontece no mesmo dia em que Kamala Harris faz um discurso de campanha Kent Nishimura/Getty Images
A renuncia de Cheatle acontece no mesmo dia em que Kamala Harris faz um discurso de campanha Kent Nishimura/Getty Images

Kimberly Cheatle, diretora do Serviço Secreto dos Estados Unidos, renunciou ao cargo nesta terça-feira (23), conforme comunicado divulgado pela Casa Branca. Na declaração, o presidente Joe Biden, do Partido Democrata, expressou gratidão a Cheatle por suas décadas de serviço público.

Ela assumiu a função em setembro de 2022. “Ela se dedicou abnegadamente e arriscou sua vida para proteger nossa nação ao longo de sua carreira no Serviço Secreto dos Estados Unidos”, afirmou emm comunicado.

🗯️ Biden declarou que pretende nomear um novo diretor em breve. Ele também mencionou a investigação em curso sobre a tentativa de assassinato contra o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, durante um comício na Pensilvânia em 13 de julho.

Durante a audiência, Cheatle admitiu que o Serviço Secreto falhou em proteger o ex-presidente Trump durante um comício. Ela declarou: "A tentativa de assassinato do ex-presidente em 13 de julho é o maior fracasso operacional do Serviço Secreto em décadas."

💭 Tanto democratas quanto republicanos membros do comitê criticaram Cheatle por não responder adequadamente às questões básicas sobre as falhas operacionais, o que levou a pedidos pela sua renúncia imediata. Os deputados Jamie Raskin, do Partido Democrata, e James Comer, do Partido Republicano, membros do comitê, anunciaram que estão enviando uma carta oficial solicitando a renúncia de Kimberly Cheatle.

Leia também: Economia olímpica: qual é o impacto dos jogos Paris 2024

Em uma declaração nesta terça-feira (23 de julho), Comer, que também preside o Comitê, afirmou que a audiência resultou na renúncia da diretora e que "haverá mais responsabilização a ser realizada".

A renuncia de Cheatle acontece no mesmo dia em que Kamala Harris faz um discurso de campanha. Ontem (22), ela exaltou o legado de Biden e disse que é "incomparável". "Em um mandato, ele já ultrapassou o legado de muitos presidentes que serviram por dois mandatos", declarou.

🗨️ Além disso, uma pesquisa de intenção de voto da Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (23) revela que a vice-presidente dos EUA e favorita para assumir a candidatura democrata, está em empate técnico com o republicano Donald Trump. Kamala possui 44% das intenções de voto, enquanto Trump tem 42%.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, indicando uma situação de empate técnico. O levantamento foi realizado entre segunda e terça-feira, após a desistência de Joe Biden da corrida presidencial.