Desemprego cai em três estados no 3T23, aponta IBGE

Taxa de desemprego no Brasil foi de 7,7%, o que significa o patamar mais baixo registrado desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015

Author
Publicado em 22/11/2023 às 15:39h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 22/11/2023 às 15:39h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A taxa de desemprego no Brasil registrou queda em três das 27 unidades federativas, no trimestre encerrado em setembro deste ano. Os dados são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua Trimestral e foram divulgados nesta quarta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Veja também: Correios devem entrar em greve um dia antes da Black Friday

Dessa forma, os estados de São Paulo, Maranhão e Acre foram os que apresentaram queda nas taxas de desocupação no terceiro trimestre de 2023. Em São Paulo, a taxa de desemprego saiu de 7,8% para 7,1%. Já no Maranhão, saiu de 8,8% para 6,7%, e no Acre houve a queda mais significativa (em pontos percentuais) na desocupação: de 9,3% para 6,2%.

Nas demais unidades da Federação, a taxa de desemprego se manteve estável.

Com isso, a taxa de desemprego do terceiro trimestre no Brasil foi de 7,7%, o que significa o patamar mais baixo registrado desde o trimestre terminado em fevereiro de 2015 e com recorde histórico de trabalhadores ocupados.

Mesmo assim, o IBGE destacou que a redução da desocupação no Brasil não foi disseminada entre os estados.

"São Paulo tem uma importância dado o contingente do mercado de trabalho, o que influencia bastante a queda em nível nacional", disse Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.