CPI: Inflação dos EUA acelera em junho e sobe a 2,7% em um ano

O segmento de moradia foi o maior contribuinte para a elevação, com alta de 0,2%.

Author
Publicado em 15/07/2025 às 09:25h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 15/07/2025 às 09:25h Atualizado 1 minuto atrás por Elanny Vlaxio
Os preços de energia subiram 0,9% (Imagem: Shutterstock)
Os preços de energia subiram 0,9% (Imagem: Shutterstock)

💲 O CPI (índice de preços ao consumidor), a inflação dos Estados Unidos, teve um avanço de 0,3% em junho, de acordo com o Departamento do Trabalho. Com esse resultado, a inflação acumulada em 12 meses chega a 2,7%. O segmento de moradia foi o maior contribuinte para a elevação, com alta de 0,2%.

Os preços de energia subiram 0,9%, impulsionados por um aumento de 1% na gasolina. A alimentação, por sua vez, teve elevação de 0,3%, sendo 0,3% para itens em casa e 0,4% para alimentação fora de casa. O núcleo do índice, subiu 0,2% no mês e acumula alta de 2,9% em 12 meses.

Nos EUA, a meta de inflação é de 2% ao ano. Em sua mais recente reunião, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed (Federal Reserve) optou por manter a taxa de juros básicos na faixa de 4,25% a 4,5% ao ano. A próxima decisão sobre a política monetária está agendada para os dias 29 e 30 de julho.

Leia também: Qual é a empresa de tecnologia que mais paga dividendos? Spoiler, não é a Nvidia (NVDC34)

💸 No início deste mês, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que a autoridade monetária norte-americana já teria reduzido a taxa básica de juros se o governo Trump não tivesse adotado diversas tarifas comerciais. “Se você ignorar as tarifas por um segundo, a inflação está se comportando exatamente como esperávamos e tínhamos esperanças de acontecer”, disse.

Ele ainda acrescentou: “Nós ainda não vimos muitos efeitos das tarifas, mas não esperávamos que elas se manifestassem neste momento”. “Estamos esperando inflação um pouco maior no verão, mas ela pode aumentar ou diminuir mais rápido que o previsto. Ela pode vir mais tarde ou mais cedo do que esperávamos”, destacou.

🗣️ Na mesma época, Trump voltou a criticar o presidente do Fed. Em publicação na Truth Social, Trump chamou Powell de "muito atrasado" e disse que o Fed deveria "se envergonhar por permitir que isso acontecesse com os Estados Unidos".