CPI: Inflação dos EUA acelera em junho e sobe a 2,7% em um ano
O segmento de moradia foi o maior contribuinte para a elevação, com alta de 0,2%.

💲 O CPI (índice de preços ao consumidor), a inflação dos Estados Unidos, teve um avanço de 0,3% em junho, de acordo com o Departamento do Trabalho. Com esse resultado, a inflação acumulada em 12 meses chega a 2,7%. O segmento de moradia foi o maior contribuinte para a elevação, com alta de 0,2%.
Os preços de energia subiram 0,9%, impulsionados por um aumento de 1% na gasolina. A alimentação, por sua vez, teve elevação de 0,3%, sendo 0,3% para itens em casa e 0,4% para alimentação fora de casa. O núcleo do índice, subiu 0,2% no mês e acumula alta de 2,9% em 12 meses.
Nos EUA, a meta de inflação é de 2% ao ano. Em sua mais recente reunião, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed (Federal Reserve) optou por manter a taxa de juros básicos na faixa de 4,25% a 4,5% ao ano. A próxima decisão sobre a política monetária está agendada para os dias 29 e 30 de julho.
💸 No início deste mês, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que a autoridade monetária norte-americana já teria reduzido a taxa básica de juros se o governo Trump não tivesse adotado diversas tarifas comerciais. “Se você ignorar as tarifas por um segundo, a inflação está se comportando exatamente como esperávamos e tínhamos esperanças de acontecer”, disse.
Ele ainda acrescentou: “Nós ainda não vimos muitos efeitos das tarifas, mas não esperávamos que elas se manifestassem neste momento”. “Estamos esperando inflação um pouco maior no verão, mas ela pode aumentar ou diminuir mais rápido que o previsto. Ela pode vir mais tarde ou mais cedo do que esperávamos”, destacou.
🗣️ Na mesma época, Trump voltou a criticar o presidente do Fed. Em publicação na Truth Social, Trump chamou Powell de "muito atrasado" e disse que o Fed deveria "se envergonhar por permitir que isso acontecesse com os Estados Unidos".

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses