Conselheiro da Vale (VALE3) acusa manipulação no processo de sucessão de CEO
Penido disse que sua atuação se torna "ineficaz, desagradável e frustrante" na empresa após manipulação no processo.

O agora ex-conselheiro independente da Vale (VALE3), José Luciano Duarte Penido, afirmou que o processo de sucessão do presidente-executivo da empresa foi feito de forma manipulada. A acusação foi dita em Carta de Renúncia divulgada na última segunda-feira (11). Por volta de 12h32 desta terça-feira (12), as ações da empresa avançavam 0,50%, cotadas a R$ 61,53.
"Apesar de respeitar decisões colegiadas, em minha opinião, o atual processo sucessório do CEO da Vale vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende ao melhor interesse da empresa e sofre evidente e nefasta influência política", afirmou Penido
Processo com vazamentos à imprensa
Segundo ele, o Conselho formou maioria "cimentada" por interesses específicos de alguns acionistas apresentados: alguns com agendas pessoais e outros por conflitos de interesse. "O processo tem sido operado por frequentes, detalhados e tendenciosos vazamentos à imprensa, em claro descompromisso com a confidencialidade", disse.
Penido acrescentou ainda que não acredita mais na honestidade de propósitos de acionistas relevantes da empresa, e que a sua atuação como Conselheiro Independente se torna "ineficaz, desagradável e frustrante".
Na votação para renovação do contrato de Eduardo Bartolomeo como CEO, ocorrida na última sexta-feira (8), apenas ele e mais um conselheiro votaram contra. Penido, que estava na empresa desde 2019, integrou o Conselho de Administração, foi coordenador do Comitê de Inovação e membro do Comitê de Alocação de Capital e Projetos da Vale. O mandato do ex-conselheiro era de maio de 2023 a abril de 2025.
Em comunicado, a Vale agradeceu José Luciano pelos serviços prestados e afirmou que "seguirá o curso regular de seus trabalhos, em conformidade com o Estatuto Social e as políticas corporativas da Vale, em linha com as legislações aplicáveis".
Leia também: Vale (VALE3): Membro do Conselho de Administração renuncia

VALE3
ValeR$ 55,10
-10,43 %
14,88 %
8.63%
7,95
1,24

Por que o Ibovespa caiu mesmo com VALE3 e PETR4 saltando quase 4%?
Enquanto ações de commodities subiam forte, bancos e varejistas caíam em bloco com a subida dos juros futuros.

Vale (VALE3) reduz estimativa de produção de aglomerados de minério de ferro em 2025
A decisão foi motivada “pelas atuais condições de mercado de pelotas”, disse a empresa em comunicado.

Vale (VALE3) salta com a chegada de julho e alça Ibovespa a mirar 140 mil pontos
Ações brasileiras tiveram o seu melhor desempenho em um primeiro semestre em quase 10 anos e bom humor continua.

CEO da Vale (VALE3) diz que companhia deve ser maior mineradora do mundo
Na última sexta, os papéis da mineradora registraram uma valorização de quase 2% no pregão

Ibovespa não pega carona no touro de ouro das ações americanas; veja recorde
Famoso índice americano S&P 500 atinge nova máxima que não era superada desde o final de fevereiro.

Vale (VALE3) alimenta a disparada de 1% do Ibovespa, em dia de IOF e IPCA-15
Derrubada do aumento do IOF pelos políticos em Brasília, além da prévia da inflação em julho mais leve, ajudam ações brasileiras.

Vale (VALE3) deve eliminar o uso de água em processamento de minério de ferro em 2 anos
A empresa também anunciou nesta quarta-feira (25) uma mudança no Conselho de Administração da Vale Base Metals.

Vale (VALE3) inicia remoção de barragem a montante em Mariana (MG)
Segundo a empresa, já foram removidas 17 estruturas a montante e ainda há 13 para descaracterizar.